Buscar

De acordo com o artigo 1.573 do CC/16, a sucessão causa mortis dá-se por disposição de última vontade, ou em virtude da lei. No primeiro caso, deno...

De acordo com o artigo 1.573 do CC/16, a sucessão causa mortis dá-se por disposição de última vontade, ou em virtude da lei. No primeiro caso, denomina-se sucessão testamentária, ou seja, conforme disposições constantes do testamento e, no segundo caso, sucessão legítima. É possível a existência simultânea das duas formas de sucessão. A sucessão será legítima quando não houver testamento, quando este for julgado nulo ou caducar e quando não esgotar o patrimônio do hereditando. No entanto, as disposições testamentárias não poderão afastar a sucessão legítima quando houver herdeiros necessários. É chamada de legítima porque decorre da lei, conforme artigo 1.786 do CC: “ A sucessão dá-se por lei ou por disposição de última vontade.”
A sucessão causa mortis pode ocorrer por disposição de última vontade ou em virtude da lei.
A sucessão testamentária ocorre conforme disposições constantes do testamento.
A sucessão legítima ocorre quando não houver testamento, quando este for julgado nulo ou caducar e quando não esgotar o patrimônio do hereditando.
As disposições testamentárias não poderão afastar a sucessão legítima quando houver herdeiros necessários.

Essa pergunta também está no material:

sucessoes-unid-i-a-ix-22
1 pág.

Direito Penal I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado trata sobre a sucessão causa mortis, que pode ocorrer por disposição de última vontade ou em virtude da lei. No primeiro caso, é chamada de sucessão testamentária e ocorre conforme as disposições constantes do testamento. Já no segundo caso, é chamada de sucessão legítima e ocorre quando não há testamento, quando este for julgado nulo ou caducar e quando não esgotar o patrimônio do hereditando. As disposições testamentárias não poderão afastar a sucessão legítima quando houver herdeiros necessários.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais