Buscar

Mário proprietário do imóvel de matrícula nº. 52.300, cedeu onerosamente e em caráter definitivo, a favor de Antônio, a superfície superior de sua ...

Mário proprietário do imóvel de matrícula nº. 52.300, cedeu onerosamente e em caráter definitivo, a favor de Antônio, a superfície superior de sua construção, a fim de que Antônio edificasse sua moradia sobre a laje do imóvel. Antônio arcou integralmente com os custos da construção do imóvel sobre a superfície da construção-base, que possui entrada independente e isolamento funcional.

Pago o preço estipulado, e concluída a obra, as partes procederam a abertura de matrícula própria, para o imóvel construído sobre a construção-base, no registro de imóveis competente. Criando-se, desta forma, uma unidade imobiliária autônoma em relação à pertencente ao dono do prédio sobre o qual é assentada a construção.

Antônio, por sua vez, cedeu a superfície de sua construção para a instituição de um sucessivo direito real de laje a favor de Josué, que edificou sua moradia sobre a laje do imóvel de Antônio.

Josué, então cedeu a superfície de sua construção para a instituição de um sucessivo direito real de laje a favor de Severino, que edificou sua moradia sobre a laje do imóvel de Josué.

Severino, por seu turno, cedeu a superfície de sua construção para a instituição de um sucessivo direito real de laje a favor de Felipe, que edificou sua moradia sobre a laje do imóvel de Severino.

Todas as cessões das superfícies para construção contaram com a autorização expressa de Mário e dos demais titulares das lajes.

Todas as construções possuem isolamento funcional e matrículas próprias.

Passado algum tempo após a construção, o Josué resolve vender a sua unidade.

Com base no caso narrado, responda fundamentadamente:

 

a.      Em caso de alienação da unidade de Josué, o sistema jurídico brasileiro prevê direito de preferência na aquisição da laje? Em caso positivo, supondo que Mário, Antônio, Severino e Felipe possuam interesse na compra da unidade de Josué, qual a ordem que deverá ser seguida para que o direito de preferência seja observado? (VALOR 0,50)

 

b.      Qual a consequência prevista pela norma caso uma das partes (Mário, Antônio, Severino ou Felipe) seja preterida, por Josué, em seu direito de preferência? (VALOR 0,50)

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Sim, o sistema jurídico brasileiro prevê o direito de preferência na aquisição da laje. A ordem que deverá ser seguida para que o direito de preferência seja observado é a seguinte: primeiro, Mário, proprietário do imóvel de matrícula nº. 52.300, em seguida, Antônio, depois Severino e, por último, Felipe. b) Caso uma das partes (Mário, Antônio, Severino ou Felipe) seja preterida em seu direito de preferência, a consequência prevista pela norma é a anulação da venda, podendo a parte preterida requerer a adjudicação do imóvel em igualdade de condições com o terceiro adquirente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais