Buscar

2. Descreva sobre a patogenia na giardíase. Trofozoítos de Giárdia aderidos ao epitélio podem romper e distorcer as microvilosidades, além de libe...

2. Descreva sobre a patogenia na giardíase.

Trofozoítos de Giárdia aderidos ao epitélio podem romper e distorcer as microvilosidades, além de liberarem proteases que rompem a integridade da membrana.
Em resposta ao trofozoíto então, o sistema imune reage produzindo IgA e IgE, onde a IgE se liga aos mastócitos, presentes na superfície da mucosa, provocando degranulação dessas células, com posterior liberação de substâncias, entre elas a histamina.
Isso provoca uma reação anafilática no local, que provoca edema da mucosa e contração se seus músculos lisos, o que leva a um aumento da motilidade do intestino, o que poderia explicar a renovação dos enterócitos.
Dessa forma, as vilosidades ficam repletas de células imaturas, ocorrendo então problemas de má absorção, e consequente diarreia.
Além disso, a Giárdia provoca o atapetamento da mucosa, por um grande número de trofozoíto, impedindo a absorção de alimentos, tais como vitaminas lipossolúveis.
Com isso, o paciente além de diarreia e má absorção, apresentará também dor abdominal, flatulência, perda de sono, e sangue nas fezes.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giardia lamblia, que se instala no intestino delgado humano. A patogenia da giardíase ocorre quando os trofozoítos de Giardia aderem ao epitélio intestinal, rompendo e distorcendo as microvilosidades, além de liberarem proteases que rompem a integridade da membrana. Em resposta ao trofozoíto, o sistema imune reage produzindo IgA e IgE, onde a IgE se liga aos mastócitos, presentes na superfície da mucosa, provocando degranulação dessas células, com posterior liberação de substâncias, entre elas a histamina. Isso provoca uma reação anafilática no local, que provoca edema da mucosa e contração se seus músculos lisos, o que leva a um aumento da motilidade do intestino, o que poderia explicar a renovação dos enterócitos. Dessa forma, as vilosidades ficam repletas de células imaturas, ocorrendo então problemas de má absorção, e consequente diarreia. Além disso, a Giárdia provoca o atapetamento da mucosa, por um grande número de trofozoíto, impedindo a absorção de alimentos, tais como vitaminas lipossolúveis. Com isso, o paciente além de diarreia e má absorção, apresentará também dor abdominal, flatulência, perda de sono, e sangue nas fezes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais