Buscar

Acerca da alteração hemodinâmica coagulação intravascular disseminada, descreva: a. Causas da doença: A coagulação intravascular disseminada (CID)...

Acerca da alteração hemodinâmica coagulação intravascular disseminada, descreva:

a. Causas da doença: A coagulação intravascular disseminada (CID) é o início súbito ou insidioso de trombose disseminada na microcirculação. Pode ser vista em desordens que vão desde complicações obstétricas até malignidade avançada. Geralmente, os trombos têm tamanho microscópico, mas são tão numerosos que muitas vezes causam insuficiência circulatória, em particular no cérebro, pulmões, coração e rins.
b. Mecanismo de formação: A CID é causada pela ativação sistêmica da coagulação e resulta na formação de trombos em toda a microcirculação. Como consequência, as plaquetas e os fatores de coagulação são exauridos e, secundariamente, a fibrinólise é ativada.
c. Tratamento: Transplante de concentrado de plaqueta ou plasma e heparina
d. Doenças relacionadas: Em infecções bacterianas graves (sepse), a grande quantidade de produtos bacterianos no sangue ou no tecido extravascular estimula a produção de enorme quantidade de várias citocinas, notavelmente TNF, IL-12 e IL-1. Altos níveis de TNF causam coagulação intravascular disseminada. Outros achados são acentuado edema pulmonar, dano alveolar difuso e trombos de fibrina sistêmica gerados pela coagulação intravascular disseminada. Síndrome de Waterhouse-Friderichsen.
e. Exames laboratoriais: Na CID de evolução lenta, observam-se a contagem de plaquetas, indicando trombocitopenia leve, tempo de trombina e tempo de tromboplastina parcial ativado (PT e PTT) normais a discretamente alargados, nível de fibrinogênio normal ou moderadamente reduzido e aumento do nível plasmático do D-dímero. Na CID de evolução rápida resulta em trombocitopenia mais grave, PT e PTT mais alargados, nível de fibrinogênio plasmático em declínio rápido e alto nível plasmático de D-dímero.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A coagulação intravascular disseminada (CID) é uma alteração hemodinâmica que se caracteriza pelo início súbito ou insidioso de trombose disseminada na microcirculação. Pode ser vista em desordens que vão desde complicações obstétricas até malignidade avançada. Geralmente, os trombos têm tamanho microscópico, mas são tão numerosos que muitas vezes causam insuficiência circulatória, em particular no cérebro, pulmões, coração e rins. A CID é causada pela ativação sistêmica da coagulação e resulta na formação de trombos em toda a microcirculação. Como consequência, as plaquetas e os fatores de coagulação são exauridos e, secundariamente, a fibrinólise é ativada. O tratamento inclui transplante de concentrado de plaqueta ou plasma e heparina. Em infecções bacterianas graves (sepse), a grande quantidade de produtos bacterianos no sangue ou no tecido extravascular estimula a produção de enorme quantidade de várias citocinas, notavelmente TNF, IL-12 e IL-1. Altos níveis de TNF causam coagulação intravascular disseminada. Outros achados são acentuado edema pulmonar, dano alveolar difuso e trombos de fibrina sistêmica gerados pela coagulação intravascular disseminada. Síndrome de Waterhouse-Friderichsen. Os exames laboratoriais para CID incluem contagem de plaquetas, tempo de trombina e tempo de tromboplastina parcial ativado (PT e PTT), nível de fibrinogênio e nível plasmático do D-dímero. Na CID de evolução lenta, observam-se trombocitopenia leve, tempo de trombina e tempo de tromboplastina parcial ativado (PT e PTT) normais a discretamente alargados, nível de fibrinogênio normal ou moderadamente reduzido e aumento do nível plasmático do D-dímero. Na CID de evolução rápida, resulta em trombocitopenia mais grave, PT e PTT mais alargados, nível de fibrinogênio plasmático em declínio rápido e alto nível plasmático de D-dímero.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais