Buscar

(CESPE-CEBRASPE/2020) - Uma ambulância, em deslocamento rápido por via urbana, conduzia ao hospital Roberto, um operário da construção civil com fr...

(CESPE-CEBRASPE/2020) - Uma ambulância, em deslocamento rápido por via urbana, conduzia ao hospital Roberto, um operário da construção civil com fratura exposta na clavícula, acidentado na obra predial em que trabalhava. A bordo do veículo havia, além da vítima, o condutor e um auxiliar de enfermagem. No trajeto para o hospital, a ambulância colidiu contra dois transeuntes: Fábio, um trabalhador com vínculo empregatício formal, que ia de casa para o trabalho; e Leandro, um trabalhador informal que nunca teve registro na previdência social e que, no momento do acidente, fazia o trajeto trabalho-casa. As cinco pessoas envolvidas no acidente sofreram fratura na tíbia.

Quanto à saúde e à segurança no ambiente de trabalho e ao conceito legal de acidente do trabalho, considerando-se a situação hipotética narrada no texto, é correto a�rmar que:

a fratura sofrida pelo auxiliar de enfermagem não seria considerada acidente do trabalho caso se constatasse que, no momento da colisão, ele estivesse sem o cinto de segurança.
Fábio sofreu acidente do trabalho, pois, no momento da colisão, estava a caminho do trabalho.
a equipe de socorro móvel não está protegida pela lei que dispõe sobre acidente do trabalho, devendo, nesse caso, o hospital empregador arcar com todo o tratamento e amparo �nanceiro da equipe.
Leandro sofreu acidente do trabalho, pois, no momento da colisão, fazia o trajeto trabalho-casa.
o condutor da ambulância não sofreu acidente do trabalho, pois foi o culpado pela batida.

Essa pergunta também está no material:

AV DIREITO DO TRABALHO 10
4 pág.

Direito do Trabalho I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: Fábio sofreu acidente do trabalho, pois, no momento da colisão, estava a caminho do trabalho. Justificativa: De acordo com a legislação brasileira, o acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho. No caso apresentado, Fábio estava a caminho do trabalho, o que caracteriza o acidente de trabalho. Já o auxiliar de enfermagem, por estar em serviço, mesmo que não estivesse com o cinto de segurança, teria sua fratura considerada acidente de trabalho. O condutor da ambulância também sofreu acidente de trabalho, pois estava em serviço. A equipe de socorro móvel também está protegida pela lei que dispõe sobre acidente do trabalho. E, por fim, Leandro não sofreu acidente de trabalho, pois não estava a serviço da empresa no momento do acidente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes