Buscar

(CESPE/ CEBRASPE - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE- 2020 - adaptada) Uma ambulância, em deslocamento rápido por via urbana, conduzia ao hosp...

(CESPE/ CEBRASPE - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE- 2020 - adaptada) Uma ambulância, em deslocamento rápido por via urbana, conduzia ao hospital Roberto, um operário da construção civil com fratura exposta na clavícula, acidentado na obra predial em que trabalhava. A bordo do veículo havia, além da vítima, o condutor e um auxiliar de enfermagem. No trajeto para o hospital, a ambulância colidiu contra dois transeuntes: Fábio, um trabalhador com vínculo empregatício formal, que ia de casa para o trabalho; e Leandro, um trabalhador informal que estava de férias e indo viajar para uma casa de praia para descansar. As cinco pessoas envolvidas no acidente sofreram fratura na tíbia. Quanto à saúde e à segurança no ambiente de trabalho e ao conceito legal de acidente do trabalho, considerando-se a situação hipotética narrada no texto, marque a alternativa correta.

A equipe de socorro móvel não está protegida pela lei que dispõe sobre acidente do trabalho, devendo, nesse caso, o hospital empregador arcar com todo o tratamento e amparo financeiro da equipe.
Fábio sofreu acidente do trabalho, pois, no momento da colisão, estava a caminho do trabalho.
O condutor da ambulância não sofreu acidente do trabalho, pois foi o culpado pela batida.
A fratura sofrida pelo auxiliar de enfermagem não seria considerada acidente do trabalho caso se constatasse que, no momento da colisão, ele estivesse sem o cinto de segurança.
Leandro sofreu acidente do trabalho, pois estava em deslocamento de casa para a praia, no momento da colisão.
a) A equipe de socorro móvel não está protegida pela lei que dispõe sobre acidente do trabalho, devendo, nesse caso, o hospital empregador arcar com todo o tratamento e amparo financeiro da equipe.
b) Fábio sofreu acidente do trabalho, pois, no momento da colisão, estava a caminho do trabalho.
c) O condutor da ambulância não sofreu acidente do trabalho, pois foi o culpado pela batida.
d) A fratura sofrida pelo auxiliar de enfermagem não seria considerada acidente do trabalho caso se constatasse que, no momento da colisão, ele estivesse sem o cinto de segurança.
e) Leandro sofreu acidente do trabalho, pois estava em deslocamento de casa para a praia, no momento da colisão.

Essa pergunta também está no material:

O AMBIENTE E AS DOENCAS DO TRABALHO
6 pág.

O Ambiente e As Doenças do Trabalho Universidade do Estado do Rio Grande do NorteUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Fábio sofreu acidente do trabalho, pois, no momento da colisão, estava a caminho do trabalho. Isso porque, de acordo com a legislação brasileira, o acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho. Como Fábio estava a caminho do trabalho, ele se enquadra nessa definição. Já os demais envolvidos no acidente não se enquadram como acidente de trabalho.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais