Buscar

What is the process of nuclear fusion? A fusão nuclear, também chamada de reação termonuclear, consiste em uma reação de fusão (junção) de núcleos...

What is the process of nuclear fusion?

A fusão nuclear, também chamada de reação termonuclear, consiste em uma reação de fusão (junção) de núcleos pequenos para a formação de núcleos maiores, com liberação de grande quantidade de energia.
O processo de fusão nuclear provê a energia do sol e de outras estrelas.
Devido à grande quantidade de energia liberada nesses processos, cientistas têm sonhado em um dia poder utilizá-la para a geração de energia.
Três pontos críticos devem ser atingidos para que a fusão nuclear seja uma fonte de energia: 1. A temperatura deve ser alta o suficiente para romper a repulsão nuclear (repulsão entre núcleos). Por exemplo: a fusão entre núcleos de deutério e trítio requerem temperaturas da ordem de 108 K. 2. A altíssimas temperaturas a matéria deixa de existir como átomos e moléculas; a matéria se encontra na forma de plasma, ou seja, o núcleos e a eletrosfera estão desconectados. Há um problema de confinamento do plasma para liberação de energia com o tempo e também do material para esse confinamento. 3. A energia deve ser resgatada de alguma forma útil, ou seja, utilizável.

Essa pergunta também está no material:

Resumo Química Radioatividade
2 pág.

Química Universidade Estadual de CampinasUniversidade Estadual de Campinas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O processo de fusão nuclear é uma reação em que dois núcleos pequenos se unem para formar um núcleo maior, liberando uma grande quantidade de energia. Esse processo é responsável pela energia gerada pelo sol e outras estrelas. Para que a fusão nuclear seja uma fonte de energia, é necessário atingir três pontos críticos: temperatura alta o suficiente para romper a repulsão nuclear, altíssimas temperaturas para que a matéria se encontre na forma de plasma e a energia deve ser resgatada de alguma forma útil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais