Buscar

Quais são os principais processos de separação de misturas homogêneas? A destilação fracionada é um importante processo de separação de misturas h...

Quais são os principais processos de separação de misturas homogêneas?

A destilação fracionada é um importante processo de separação de misturas homogêneas entre líquidos (soluções líquidas).
A destilação fracionada funciona pelo fato dos componentes da mistura terem diferentes pontos de ebulição.
Ao elevar-se a temperatura da mistura, o líquido com menor temperatura de ebulição (líquido mais volátil) entrará em ebulição primeiro, separando-se das outras substâncias.
A técnica de destilação fracionada é eficiente na separação de misturas azeotrópicas.

Essa pergunta também está no material:

Resumo Química Substancias puras e misturas
2 pág.

Química Universidade Estadual de CampinasUniversidade Estadual de Campinas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Além da destilação fracionada, outros processos de separação de misturas homogêneas são: 1. Cristalização: processo que consiste em separar um sólido de uma solução líquida, por meio da evaporação do solvente, deixando o soluto cristalizado. 2. Filtração: processo que consiste em separar um sólido de um líquido, por meio de um filtro que retém o sólido e permite a passagem do líquido. 3. Decantação: processo que consiste em separar um sólido de um líquido, por meio da sedimentação do sólido no fundo do recipiente e da retirada do líquido por cima. 4. Centrifugação: processo que consiste em separar um sólido de um líquido, por meio da rotação em alta velocidade, que faz com que o sólido se separe do líquido. 5. Extração: processo que consiste em separar um componente de uma mistura por meio da utilização de um solvente que dissolve apenas o componente desejado. 6. Cromatografia: processo que consiste em separar os componentes de uma mistura por meio da diferença de afinidade entre eles e uma fase estacionária, que pode ser sólida ou líquida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais