Buscar

Parece simples definir quem é negro no Brasil. Mas, num país que desenvolveu o desejo de branqueamento, não é fácil apresentar uma definição de que...

Parece simples definir quem é negro no Brasil. Mas, num país que desenvolveu o desejo de branqueamento, não é fácil apresentar uma definição de quem é negro ou não. Há pessoas negras que introjetaram o ideal de branqueamento e não se consideram como negras. Assim, a questão da identidade do negro é um processo doloroso. Os conceitos de negro e de branco têm um fundamento etno-semântico, político e ideológico, mas não um conteúdo biológico. Politicamente, os que atuam nos movimentos negros organizados qualificam como negra qualquer pessoa que tenha essa aparência. É uma qualificação política que se aproxima da definição norte-americana. Nos EUA não existe pardo, mulato ou mestiço e qualquer descendente de negro pode simplesmente se apresentar como negro. Portanto, por mais que tenha uma aparência de branco, a pessoa pode se declarar como negro.
MUNANGA, K. Entrevista. Revista Estudos Avançados, v. 18, n. 50, 2004.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas

A definição de negro e branco no Brasil tem um fundamento biológico.
A identidade do negro no Brasil é um processo doloroso, pois há pessoas negras que introjetaram o ideal de branqueamento e não se consideram como negras.
Nos EUA, não existe pardo, mulato ou mestiço e qualquer descendente de negro pode simplesmente se apresentar como negro.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Apenas II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Objetiva 3_ Antropologia Identidade e Diversidade
11 pág.

Antropologia I Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Apenas II e III estão corretas. A primeira asserção está incorreta, pois a definição de negro e branco no Brasil não tem um fundamento biológico, mas sim etno-semântico, político e ideológico. A segunda asserção está correta, pois a identidade do negro no Brasil é um processo doloroso, já que há pessoas negras que introjetaram o ideal de branqueamento e não se consideram como negras. A terceira asserção também está correta, pois nos EUA não existe pardo, mulato ou mestiço e qualquer descendente de negro pode simplesmente se apresentar como negro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais