Buscar

Reich começou sua carreira como psicanalista. Autores que tratam de sua obra frequentemente se detém em falar das influências que obteve com a psic...

Reich começou sua carreira como psicanalista. Autores que tratam de sua obra frequentemente se detém em falar das influências que obteve com a psicanálise, mas também sua lente de crítica social, e que com o tempo, foi culminando com seu afastamento desta abordagem. Assim, Reich tinha “profunda preocupação social, a experiência nessa clínica psicanalítica popular, além de revelar os limites do atendimento individual convencional, trouxe o tema da prevenção na área da saúde mental”.

 

ALBERTINI, P. Wilhelm reich: percurso histórico e inserção do pensamento no Brasil. Bol. psicol, São Paulo, v. 61,n. 135, p. 159-176,jul. 2011.

 

Sobre o olhar de Reich, é possível afirmar que:

 

I - Pela herança oriunda da psicanálise, para Reich é possível ter uma atividade psicoterapêutica baseada essencialmente na associação livre de ideias.

II - Para Reich, é importante haver a manutenção da cooperação do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emerjam.

III - É possível promover a dissolução das couraças por meio de ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los.

IV - Reich conceitualiza as noções de id, ego e superego e trabalha com elas na sua prática clínica conforme herança psicanalítica que aprendeu.

 

Estão corretas as sentenças:

a.

II e III.

b.

III.

c.

II.

d.

I, II e III.

e.

I e III.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais