Buscar

Sobre as questões legais associadas a responsabilidade socioambiental, julgue os itens a seguir. I. O Estado, uma vez que é o responsável pela saúd...

Sobre as questões legais associadas a responsabilidade socioambiental, julgue os itens a seguir.

I. O Estado, uma vez que é o responsável pela saúde pública, jamais pode ser responsabilizado pelo dano causado ao meio ambiente. 

II. A Constituição Federal de 1988 prevê que toda pessoa, física ou jurídica, que apresentar conduta ou atividade que cause dano ao meio ambiente estará passível de sanções penais administrativas, que serão aplicadas independentemente da obrigatoriedade de recuperar o dano causado.

III. A Constituição Federal, alicerçada nos valores da solidariedade, dignidade humana e justiça social, instituiu o “estado social”, que deve orientar as relações sociais e econômicas. Para que cidadãos, governos e empresas exerçam práticas de responsabilidade socioambiental, devemos ter em mente que, antes de qualquer coisa, há necessidade da regulação das políticas e dos direitos sociais, entre eles, educação, saúde, habitação e assistência social. 

IV. Nas empresas, há a responsabilidade socioambiental empresarial, que tem natureza de responsabilidade jurídica caracterizada como encargos sociais que, quando não cumpridos, resultam em multas e/ou penalidades. 

É correto apenas o que se afirma em:

  1. I e II. 
  2. I e III.
  3. II. 
  4. II, III e IV.
  5. III e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III. Justificativa: - O item I está incorreto, pois o Estado pode ser responsabilizado pelo dano causado ao meio ambiente, uma vez que é o responsável pela saúde pública e deve garantir um ambiente saudável para a população. - O item II está correto, pois a Constituição Federal prevê sanções penais e administrativas para quem causar dano ao meio ambiente. - O item III está correto, pois a Constituição Federal instituiu o "estado social" e os valores da solidariedade, dignidade humana e justiça social devem orientar as relações sociais e econômicas, incluindo as práticas de responsabilidade socioambiental. - O item IV está incorreto, pois a responsabilidade socioambiental empresarial não é apenas um encargo social, mas sim uma obrigação legal e ética das empresas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais