Buscar

Qual das afirmacoes abaixo é verdadeira sobre os ácidos que funcionam como tampão? A. Os ácidos que funcionam como tampão são ácidos fortes que, p...

Qual das afirmacoes abaixo é verdadeira sobre os ácidos que funcionam como tampão?

A. Os ácidos que funcionam como tampão são ácidos fortes que, portanto, têm maior tendência a doar prótons.
B. O tamponamento é o resultado de uma reação química irreversível que tem quantidades quase iguais de um doador e de seu aceptor de prótons conjugado.
C. Quando H+ ou OH- é adicionado a uma solução tampão, ocorre uma variação significativa das concentrações relativas do ácido fraco e de seu ânion, resultando em uma variação significativa no pH da solução.
D. Os ácidos que funcionam como tampão são ácidos fracos que, portanto, têm menor tendência a doar prótons.
E. Não há um limite para adição de ácido ou base forte a um tampão sem alteração significativa do pH.

Essa pergunta também está no material:

agua ph e tampoes 2
5 pág.

Bioquímica I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Os ácidos que funcionam como tampão são ácidos fracos que, portanto, têm menor tendência a doar prótons." Os ácidos que funcionam como tampão são ácidos fracos, ou seja, têm uma tendência menor a doar prótons. Eles são combinados com suas bases conjugadas, que são fracas e têm uma tendência menor a aceitar prótons. Quando um ácido forte é adicionado a uma solução tampão, o ácido fraco presente na solução reage com o ácido forte, evitando que o pH da solução mude significativamente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais