Buscar

Os documentos que implantaram ou que regulam as avaliações externas sempre apontam como propósito dessas avaliações a criação de uma cultura avalia...

Os documentos que implantaram ou que regulam as avaliações externas sempre apontam como propósito dessas avaliações a criação de uma cultura avaliativa nos sistemas de ensino e nas escolas. Até o surgimento das avaliações externas, a avaliação que predominava nas escolas era a avaliação da aprendizagem, na qual o professor era o avaliador e os alunos os avaliados. A criação de uma cultura avaliativa nos sistemas de ensino e nas escolas implica em: I – Utilizar os resultados das avaliações externas para a elaboração de programas e projetos que ajudem as escolas a melhorar a qualidade do ensino. II – Promover, a partir do tipo de instrumentos de avaliação utilizados nas avaliações em larga escala, simulados que prepararem os estudantes a responder os testes padronizados. III – Analisar os resultados das avaliações externas, cruzá-los com dados contextuais para compreender as dificuldades dos estudantes e planejar estratégias de ensino que os ajudem a aprender mais. IV – Desenvolver políticas de premiação para os estudantes que obtenham bom desempenho nas avaliações externas e bonificação para os professores das escolas que consigam alcançar e superar suas metas. V – Estimular os usos dos resultados das avaliações externas pelas escolas, tanto como indicadores para a avaliação institucional como para diagnóstico de dificuldades para o planejamento didático. Considerando as afirmacoes expressas anteriormente, é correto o que se afirma em:

I – Utilizar os resultados das avaliações externas para a elaboração de programas e projetos que ajudem as escolas a melhorar a qualidade do ensino.
II – Promover, a partir do tipo de instrumentos de avaliação utilizados nas avaliações em larga escala, simulados que prepararem os estudantes a responder os testes padronizados.
III – Analisar os resultados das avaliações externas, cruzá-los com dados contextuais para compreender as dificuldades dos estudantes e planejar estratégias de ensino que os ajudem a aprender mais.
IV – Desenvolver políticas de premiação para os estudantes que obtenham bom desempenho nas avaliações externas e bonificação para os professores das escolas que consigam alcançar e superar suas metas.
V – Estimular os usos dos resultados das avaliações externas pelas escolas, tanto como indicadores para a avaliação institucional como para diagnóstico de dificuldades para o planejamento didático.
a) Apenas I, II, V.
b) Apenas II, III, V.
c) Apenas II, III, IV.
d) Apenas III, IV, V.
e) Apenas I, III, V.

Essa pergunta também está no material:

Av2 - Avaliação na Educação
5 pág.

Pedagogia Universidade Metropolitana de SantosUniversidade Metropolitana de Santos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Apenas I, III, V. Justificativa: I - Utilizar os resultados das avaliações externas para a elaboração de programas e projetos que ajudem as escolas a melhorar a qualidade do ensino. III - Analisar os resultados das avaliações externas, cruzá-los com dados contextuais para compreender as dificuldades dos estudantes e planejar estratégias de ensino que os ajudem a aprender mais. V - Estimular os usos dos resultados das avaliações externas pelas escolas, tanto como indicadores para a avaliação institucional como para diagnóstico de dificuldades para o planejamento didático. As afirmativas II e IV estão incorretas, pois a promoção de simulados para preparar os estudantes para testes padronizados e a criação de políticas de premiação e bonificação não são propósitos da criação de uma cultura avaliativa nas escolas e sistemas de ensino.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais