Buscar

Em um circuito elétrico, uma fonte de tensão E1, com força eletromotriz de 10 V e resistência interna desprezível, é ligada a um resistor de resist...

Em um circuito elétrico, uma fonte de tensão E1, com força eletromotriz de 10 V e resistência interna desprezível, é ligada a um resistor de resistência R = 2 Ω. A intensidade da corrente elétrica que percorre o resistor é de 2 A. Em seguida, uma fonte de tensão E2, com força eletromotriz desconhecida e resistência interna desprezível, é ligada em série com a fonte E1 e o resistor R. A intensidade da corrente elétrica que percorre o resistor passa a ser de 1 A. Qual é o valor da força eletromotriz E2?

Uma fonte de tensão E1, com força eletromotriz de 10 V e resistência interna desprezível, é ligada a um resistor de resistência R = 2 Ω.
A intensidade da corrente elétrica que percorre o resistor é de 2 A.
Uma fonte de tensão E2, com força eletromotriz desconhecida e resistência interna desprezível, é ligada em série com a fonte E1 e o resistor R.
A intensidade da corrente elétrica que percorre o resistor passa a ser de 1 A.
Qual é o valor da força eletromotriz E2?
a) 10 V
b) 8 V
c) 6 V
d) 4 V
e) 2 V

Essa pergunta também está no material:

Geradores e Receptores Elétricos - Exercícios
10 pág.

Física Colegio Jose Augusto VieiraColegio Jose Augusto Vieira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Podemos utilizar a Lei de Ohm e a Lei das Malhas para resolver o problema. Pela Lei de Ohm, temos que a tensão V é igual ao produto da corrente elétrica I pela resistência R: V = I x R. No circuito inicial, temos que a tensão V1 é igual a 10 V e a resistência R é igual a 2 Ω. A corrente elétrica I1 é igual a 2 A. Portanto, temos: V1 = I1 x R 10 = 2 x 2 No circuito final, temos que a tensão total V é igual à soma das tensões V1 e V2. A corrente elétrica I é igual a 1 A. Portanto, temos: V = V1 + V2 V = 10 + V2 Pela Lei das Malhas, temos que a soma das quedas de tensão em um circuito fechado é igual à tensão total. Portanto, temos: V = V1 + V2 V = I x (R1 + R2) V = I x (R + R2) Substituindo os valores conhecidos, temos: 10 + V2 = 1 x (2 + R2) 10 + V2 = 2 + R2 V2 = R2 - 8 Portanto, a resposta correta é a letra B) 8 V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais