Buscar

Quais as características da articulação glenoumeral e quais movimentos ela executa ? A articulação glenoumeral é formada pela cabeça do úmero e a ...

Quais as características da articulação glenoumeral e quais movimentos ela executa ?

A articulação glenoumeral é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide, é uma articulação sinovial tipo esferóide (bola e soqueta), possui três graus de liberdade e pouca estabilidade óssea, sua estabilização é dependente de ações musculares.
Realiza movimentos de abdução, adução, rotação medial, rotação lateral, flexão, extensão, hiperextensão, adução horizontal, abdução horizontal e circundução.

Essa pergunta também está no material:

CINESIOLOGIA
4 pág.

Cinesiologia e Biomecânica Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Isso mesmo! A articulação glenoumeral é uma articulação sinovial tipo esferóide, formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide. Ela possui três graus de liberdade e pouca estabilidade óssea, sendo sua estabilização dependente de ações musculares. Quanto aos movimentos que ela executa, são eles: abdução (afastamento do braço do corpo), adução (aproximação do braço ao corpo), rotação medial (girar o braço para dentro), rotação lateral (girar o braço para fora), flexão (dobrar o braço para frente), extensão (esticar o braço para trás), hiperextensão (esticar o braço para trás além da posição anatômica), adução horizontal (movimento de trazer o braço para trás do corpo) e abdução horizontal (movimento de levar o braço para frente do corpo). Além disso, a articulação glenoumeral também é capaz de realizar o movimento de circundução, que é uma combinação dos movimentos citados acima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais