Buscar

O beriberi, uma doença causada pela deficiência de tiamina (vitam.B1), é caracterizado pelo acúmulo de piruvato, especialmente após refeições ricas...

O beriberi, uma doença causada pela deficiência de tiamina (vitam.B1), é caracterizado pelo acúmulo de piruvato, especialmente após refeições ricas em carboidratos. Explique porque ocorre este acúmulo.

O acúmulo de piruvato ocorre porque, na ausência de tiamina, não há conversão de piruvato em acetilCoA e, consequentemente, não ocorre o ciclo de Krebs.

Essa pergunta também está no material:

Atividade BCM 30-09 - Ciclo de Krebs
2 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O acúmulo de piruvato ocorre porque a tiamina é uma coenzima essencial para a conversão do piruvato em acetilCoA, que é um intermediário chave no ciclo de Krebs. Na ausência de tiamina, o piruvato não pode ser convertido em acetilCoA e, portanto, não pode entrar no ciclo de Krebs. Como resultado, o piruvato se acumula no organismo, especialmente após refeições ricas em carboidratos, que são uma fonte importante de piruvato. O acúmulo de piruvato pode levar a sintomas de beriberi, como fraqueza muscular, dor e formigamento nos membros, problemas cardíacos e neurológicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais