Buscar

Nos processos primários de conformação mecânica, o metal pode ser trabalhado a quente ou a frio. O trabalho a quente é sempre realizado acima da te...

Nos processos primários de conformação mecânica, o metal pode ser trabalhado a quente ou a frio. O trabalho a quente é sempre realizado acima da temperatura de recristalização do metal, e o trabalho a frio é realizado abaixo dessa temperatura, via de regra, sob temperatura ambiente. O trabalho a frio apresenta as seguintes características: tolerâncias rigorosas; bom acabamento superficial; boas propriedades mecânicas; e deve ser efetuado acima do limite de escoamento do material para que a deformação seja permanente. Por outro lado, o trabalho a quente apresenta as seguintes características: melhoria na ductilidade do metal; aumento da resistência do metal à tração em determinada direção; o metal pode ser deformado em formas extremas quando quente, já que a reestruturação contínua dos cristais elimina rupturas e trincas; as temperaturas altas oxidam e formam carepa na superfície do metal, a ponto de não garantir tolerâncias geométricas de precisão.


BARRIOS, Daniel Benítez; et alMecânica: métodos e processos industriais. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2011.

 

Sobre os trabalhos a frio e a quente, julgue os itens a seguir.


I. No trabalho a frio, a deformação sempre diminui um pouco com a retirada da carga, devido ao componente elástico, fenômeno o qual é chamado de histerese.


II. As máquinas para a execução de trabalhos a frio devem poder exercer forças muito maiores do que as projetadas para trabalhos a quente, portanto, devem ser mais robustas.


III. No trabalho a quente, a temperatura de trabalho deve estar acima da recristalização, mas não muito elevada, a fim de que não se forme granulometria grosseira.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, apenas.

B) 

I e III, apenas.

C) 

II, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III, apenas. Justificativa: I. No trabalho a frio, a deformação sempre diminui um pouco com a retirada da carga, devido ao componente elástico, fenômeno o qual é chamado de histerese. Essa afirmação está correta, pois a deformação plástica é acompanhada por uma deformação elástica, que é recuperada quando a carga é retirada, resultando em uma diminuição da deformação total. III. No trabalho a quente, a temperatura de trabalho deve estar acima da recristalização, mas não muito elevada, a fim de que não se forme granulometria grosseira. Essa afirmação também está correta, pois a temperatura de trabalho deve estar acima da temperatura de recristalização para que ocorra a reestruturação contínua dos cristais, mas não pode ser muito elevada para evitar a formação de granulometria grosseira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais