Buscar

Reputa-se a norma estrangeira com força coativa igual à brasileira. As partes, em princípio, não podem renunciar ao seu império. Sua obrigatoriedad...

Reputa-se a norma estrangeira com força coativa igual à brasileira. As partes, em princípio, não podem renunciar ao seu império. Sua obrigatoriedade é de tal natureza que o julgador tem o dever de aplicá-la mesmo quando não invocada pelas partes. Embora se diga, em meio a divergências doutrinárias, que o direito estrangeiro competente se integra na ordem brasileira, não decorre da afirmativa a conclusão de que se aplica o princípio jura novit curia.

O juiz pode dispensar a prova do direito estrangeiro, se o conhecer, embora daí possa decorrer o inconveniente de, no julgamento coletivo, haver necessidade de se provar sua existência. Os tratados e convenções internacionais celebrados pelo Brasil se equiparam ao direito federal, dispensada a parte do ônus da prova do texto e da vigência. Aquele que alegar direito estrangeiro deverá provar-lhe o teor e a vigência, salvo se o juiz dispensar a prova. O meio mais próprio de prova é o da certidão passada pela autoridade consular estrangeira, contendo o texto legal e sua vigência, ou uma certidão de autoridade estrangeira autenticada pelo cônsul.

A aplicação da lei estrangeira, apesar de em alguns casos recomendada pelas normas de Direito Internacional Privado, não é absoluta. Ela encontra importantes limitações, as quai: devem ser consideradas como fortes barreiras de proteção ao direito interno e à soberani:

do Estado.

Acerca do texto, assinale a alternativa correta:

A. As limitações são justificáveis e devem ser comprovadas no caso concreto para autorizar a não aplicação da lei estrangeira.

В. Afirmar que nos casos de limitação não há a aplicação da lei estrangeira recomendada é o mesmo que dizer que o caso não será solucionado.

C. Conforme indica o Direito Internacional Privado a legislação de outro país deve ser aplicada pelo juiz mesmo quando representar uma ameaça ou violação à ordem publica nacional 

D. A fraude à lei reitera a aplicação da legislação estrangeira pelo juiz ao verificar que estão sendo praticados atos tendentes a modificar o elemento de conexão da relação jurídica para que uma das partes (ou ambas) se beneficiem da aplicação de uma legislação mais benevolente que a nacional.

E. Os direitos adquiridos perante o direito estrangeiro deixam de representar limitação quando passam gradualmente a contrariar os princípios da ordem pública.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. As limitações à aplicação da lei estrangeira devem ser comprovadas no caso concreto para autorizar a não aplicação da lei estrangeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina