Buscar

20. Relacione as colunas sobre guarda, tutela e curatela: (1) Guarda (2) Tutela (3) Curatela   (3) proteção dada, por exemplo, para pessoas maiores...

20. Relacione as colunas sobre guarda, tutela e curatela:

(1) Guarda

(2) Tutela

(3) Curatela

 

(3) proteção dada, por exemplo, para pessoas maiores que não puderem exprimir sua vontade, sendo o cônjuge ou companheiro, não separado judicialmente ou de fato, é, de direito, protetor do outro, quando interdito, e na falta do cônjuge ou companheiro, será legítimo o pai ou a mãe, na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto, entre os descendentes, os mais próximos precedem aos mais remotos, e na falta das pessoas mencionadas neste artigo, compete ao juiz a escolha do protetor.

 

(2) Os pais podem nomear responsáveis para os seus filhos por testamento ou outro documento idôneo, e na falta dessa nomeação será responsável os parentes consanguíneos do menor, por esta ordem: aos ascendentes, preferindo o de grau mais próximo ao mais remoto, e aos colaterais até o terceiro grau, mas o juiz escolherá entre eles o mais apto a exercer a tutela em benefício do menor.

 

(1) Pode ser exercida por um só dos genitores ou de forma conjunta por eles, mas se o pai ou a mãe contrair novas núpcias não perde o direito de ter consigo os filhos, e acaso o juiz verifique que o filho não deve permanecer sob a responsabilidade do pai ou da mãe, deferirá a pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Aqui está a relação correta entre as colunas sobre guarda, tutela e curatela: (1) Guarda - Pode ser exercida por um só dos genitores ou de forma conjunta por eles, mas se o pai ou a mãe contrair novas núpcias não perde o direito de ter consigo os filhos, e acaso o juiz verifique que o filho não deve permanecer sob a responsabilidade do pai ou da mãe, deferirá a pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferência, o grau de parentesco e as relações de afinidade e afetividade. (2) Tutela - Os pais podem nomear responsáveis para os seus filhos por testamento ou outro documento idôneo, e na falta dessa nomeação será responsável os parentes consanguíneos do menor, por esta ordem: aos ascendentes, preferindo o de grau mais próximo ao mais remoto, e aos colaterais até o terceiro grau, mas o juiz escolherá entre eles o mais apto a exercer a tutela em benefício do menor. (3) Curatela - Proteção dada, por exemplo, para pessoas maiores que não puderem exprimir sua vontade, sendo o cônjuge ou companheiro, não separado judicialmente ou de fato, é, de direito, protetor do outro, quando interdito, e na falta do cônjuge ou companheiro, será legítimo o pai ou a mãe, na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto, entre os descendentes, os mais próximos precedem aos mais remotos, e na falta das pessoas mencionadas neste artigo, compete ao juiz a escolha do protetor.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais