Buscar

Leia o excerto a seguir. “Muitas políticas de desenvolvimento local baseiam-se na atração de investimentos de empresas transnacionais, envolvendo c...

Leia o excerto a seguir. “Muitas políticas de desenvolvimento local baseiam-se na atração de investimentos de empresas transnacionais, envolvendo competição entre diversas regiões; no entanto, pesquisas nos EUA e na Europa sugerem que políticas voltadas a assistir e reter firmas já existentes são mais eficientes para o estímulo de crescimento econômico local do que aquelas direcionadas à captação de novos investimentos de outro local”. CRUZ, B. de O. O. et al. Economia regional e urbana: teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasília: IPEA, 2011. p. 93.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as políticas públicas, pode-se afirmar que: a. dentro de unidades territoriais, as políticas públicas devem possuir habilidades para coordenar as atividades nesses espaços. b. nas políticas públicas, governança é entendida como interesse privado para superar falhas de mercado e como uma forma institucional. c. as políticas públicas, em espaço urbano, deve promover a concorrência no longo prazo. d. nos países desenvolvidos, as unidades territoriais se desenvolvem como principal concentração de atividades econômicas. e. na concepção neoliberal, a governança nas políticas públicas deve atender aos interesses privado e público para o bem-estar de uma sociedade.

💡 2 Respostas

User badge image

Henrique Eduardo

nas políticas públicas, governança é entendida como interesse privado para superar falhas de mercado e como uma forma institucional.
3
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o excerto apresentado, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra C: as políticas públicas, em espaço urbano, devem promover a concorrência no longo prazo. O texto destaca que muitas políticas de desenvolvimento local baseiam-se na atração de investimentos de empresas transnacionais, envolvendo competição entre diversas regiões, mas pesquisas sugerem que políticas voltadas a assistir e reter firmas já existentes são mais eficientes para o estímulo de crescimento econômico local do que aquelas direcionadas à captação de novos investimentos de outro local. Portanto, a promoção da concorrência no longo prazo é uma estratégia mais eficiente para o desenvolvimento econômico local.

0
Dislike5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais