Buscar

Silva estava estacionando o carro para ir ao cinema, quando foi surpreendido com um assalto à mão armada. Silva não reagiu, porém ele foi atingido ...

Silva estava estacionando o carro para ir ao cinema, quando foi surpreendido com um assalto à mão armada. Silva não reagiu, porém ele foi atingido por um tiro e veio a óbito. Após algumas semanas, a mãe de Silva procurou você para atuar como advogado na ação penal. De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta:


a. Considerando que o crime se processa por meio de ação penal privada, o advogado poderá oferecer queixa-crime.
b. O crime mencionado se processa por meio de ação penal pública incondicionada, então o advogado poderá atuar como assistente de acusação do Ministério Público.
c. No crime mencionado, o advogado poderá atuar como assistente de acusação, mas somente se fizer o pedido de habilitação no início do processo, junto com a denúncia do promotor de justiça.
d. Na ação penal não existe a possibilidade de atuação do advogado, pois a ação é sempre pública incondicionada.
e. No Direito Penal, somente a vítima pode contratar advogado para atuar como assistente de acusação.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 02 5 de 5
2 pág.

Pratica Simulada Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o enunciado, a alternativa correta é a letra B: "O crime mencionado se processa por meio de ação penal pública incondicionada, então o advogado poderá atuar como assistente de acusação do Ministério Público." Isso porque, no caso de crimes contra a vida, como o homicídio, a ação penal é pública incondicionada, ou seja, cabe ao Ministério Público promover a ação penal, independentemente da vontade da vítima ou de seus familiares. O advogado pode atuar como assistente de acusação, mas não pode oferecer queixa-crime, pois essa é uma prerrogativa exclusiva do Ministério Público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais