Buscar

Ao estudarmos os invertebrados, é possível verificarmos um grupo muito complexo e cujas características morfológicas são muito diversificadas. Dent...

Ao estudarmos os invertebrados, é possível verificarmos um grupo muito complexo e cujas características morfológicas são muito diversificadas. Dentro desse contexto, existem certos aspectos que são fortemente correlacionados com um determinado grupo e, por isso, podem auxiliar tanto no processo de classificação taxonômica quanto na compreensão sobre como ocorreu a filogenia desses organismos.

Com base no texto acima e em seus estudos sobre o tema, em relação aos filos Mollusca, Nematoda e Echinodermata, especificamente, que caracteres fazem com que eles sejam associados à filogenia dos invertebrados?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os filos Mollusca, Nematoda e Echinodermata são associados à filogenia dos invertebrados por apresentarem características morfológicas específicas que os diferenciam dos demais grupos. Os moluscos, por exemplo, possuem um corpo mole, geralmente protegido por uma concha calcária, e um pé muscular que é utilizado para locomoção. Já os nematoides são vermes cilíndricos e alongados, com um sistema nervoso rudimentar e um tubo digestivo completo. Por fim, os equinodermos apresentam um esqueleto interno calcário, que pode ser recoberto por espinhos, e um sistema ambulacrário que é utilizado para locomoção e captura de alimentos. Essas características são importantes para a classificação taxonômica dos invertebrados, pois permitem agrupar os organismos de acordo com suas semelhanças e diferenças morfológicas. Além disso, o estudo desses caracteres pode ajudar a compreender como ocorreu a evolução dos invertebrados ao longo do tempo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais