Buscar

Na hipótese de absolvição do condenado na revisão criminal, sobre o direito à indenização, assinale a alternativa correta. A revisão criminal é um...

Na hipótese de absolvição do condenado na revisão criminal, sobre o direito à indenização, assinale a alternativa correta.

A revisão criminal é uma ação autônoma cabível nas hipóteses elencadas no artigo 621 do Código de Processo Penal (CPP).
O direito à indenização não é consequência automática da sentença de absolvição em revisão criminal, deve-se averiguar as hipóteses de concessão, o quantum indenizatório e a liquidação dos valores pelo respectivo Tribunal.
a. O direito à indenização é consequência automática da sentença em sede de revisão criminal quando procedente, sendo proferida pelo respectivo Tribunal e autoexecutável.
b. O direito à indenização não é consequência automática da sentença de absolvição em revisão criminal, deve-se averiguar as hipóteses de concessão, o quantum indenizatório e a liquidação dos valores pelo respectivo Tribunal.
c. O Tribunal deverá reconhecer direito à indenização, mediante requerimento do condenado, a ser liquidada na Vara Criminal respectiva, servindo a sentença como título executivo.
d. O Tribunal poderá reconhecer direito à indenização quando requerido do condenado em ações públicas e privadas, que será liquidada na Vara Cível, servindo a sentença como título executivo.
e. Em caso de erro ou injustiça da condenação por ato do condenado, como a confissão ou a ocultação de prova em seu poder, cabe o ajuizamento de ação por danos morais na Vara Cível.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 12 8 de 10
2 pág.

Pratica Simulada Penal Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "O direito à indenização não é consequência automática da sentença de absolvição em revisão criminal, deve-se averiguar as hipóteses de concessão, o quantum indenizatório e a liquidação dos valores pelo respectivo Tribunal." A revisão criminal é uma ação autônoma cabível nas hipóteses elencadas no artigo 621 do Código de Processo Penal (CPP). E o direito à indenização não é automático, devendo ser verificadas as hipóteses de concessão, o valor a ser indenizado e a forma de liquidação dos valores pelo respectivo Tribunal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais