Buscar

“Não é difícil imaginar que, após as alterações constatadas no comportamento do eleitorado brasileiro na eleição presidencial de 2006, diversos pes...

“Não é difícil imaginar que, após as alterações constatadas no comportamento do eleitorado brasileiro na eleição presidencial de 2006, diversos pesquisadores passaram a buscar explicações para o que ocorreu. Também não é difícil imaginar que essas explicações tenderam a assumir as mais variadas formas, dependendo das opções teóricas de seus autores”. Fonte: NUNES, WELLINGTON. Análise da política brasileira: instituições, elites, eleitores e níveis de governo. Curitiba: InterSaberes, 2018. (Adaptado) (Capítulo 5).



Partindo dos conteúdos da disciplina Análise da Política Brasileira, examine as afirmativas abaixo, que tratam da emergência do lulismo para a perspectiva da despolarização, e depois marque a alternativa que faz uma análise correta.



I - Para a perspectiva da despolarização, as transformações ocorridas no interior do eleitorado indicam que não há polarização social (ou de classe) entre os eleitores.



II - A perspectiva da despolarização enfatiza a hipótese de que os eleitores tenham se divido entre ricos e pobres no pleito de 2006.



III - Para a perspectiva da despolarização, não haveria razão para a polarização entre eleitores ricos e pobres, já que o modelo de Estado vigente tem sido o mesmo de 1995.


IV – A perspectiva da despolarização afirma que os governos de Lula teriam adquirido caráter classista em função da construção de um Estado capaz de atender apenas os interesses de trabalhadores.



AV, V, F, F

BV, F, V, F

CF, F, V, V

DV, V, V, F

EV, F, F, F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "V, V, V, F". A perspectiva da despolarização defende que não há polarização social ou de classe entre os eleitores, indicando que as transformações ocorridas no interior do eleitorado não se dividiram entre ricos e pobres no pleito de 2006 (alternativa I). Além disso, a perspectiva da despolarização afirma que não há razão para a polarização entre eleitores ricos e pobres, já que o modelo de Estado vigente tem sido o mesmo desde 1995 (alternativa III). No entanto, a perspectiva da despolarização não enfatiza a hipótese de que os eleitores se dividiram entre ricos e pobres no pleito de 2006 (alternativa II). E também não afirma que os governos de Lula teriam adquirido caráter classista em função da construção de um Estado capaz de atender apenas os interesses de trabalhadores (alternativa IV).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais