Buscar

Freinet é considerado um educador do movimento da Escola Nova — tanto por considerar que a educação não poderia se dar fora do contexto no qual a c...

Freinet é considerado um educador do movimento da Escola Nova — tanto por considerar que a educação não poderia se dar fora do contexto no qual a criança está inserida quanto por entender que o aluno é o protagonista do processo educativo. De forma geral, Freinet defende a ruptura com três pilares educacionais do início do século XX, EXCETO:

  • A aula tradicional, em que o professor é entendido como o detentor de todo o conhecimento que deveria ser transmitido aos alunos, como se estes fossem meros receptores.
  • Os manuais escolares ou apostilas, que não examinam os pontos de partida de cada estudante e os tratam de forma generalizada, desconsiderando as suas individualidades e o contexto em que vivem.
  • As salas de aula lotadas, pois, para que o professor pudesse estar atento às diferenças de aprendizagem entre os estudantes, as salas de aula deveriam ser compostas por no máximo 25 alunos.
  • A aula contemporânea, em que o aluno é entendido como o detentor de todo o conhecimento que deveria ser transmitido aos professores, como se estes fossem meros receptores.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais