Buscar

Leia o excerto de texto: “O desenvolvimento do capitalismo, com as pressões para o aumento da produtividade e, portanto, com a necessidade de quali...

Leia o excerto de texto:

“O desenvolvimento do capitalismo, com as pressões para o aumento da produtividade e, portanto, com a necessidade de qualificar a força de trabalho, converteu universidades de elite em universidades de massa [...] e transformou a maioria dos estudantes universitários em futuros trabalhadores”.


Considerando excerto de texto, que se refere ao fenômeno estudantil dos anos 1960, e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre o maio de 1968 no Brasil, assinale a afirmativa correta:

A) O ano de 1968 foi emblemático para o movimento estudantil, pois representou o auge da distensão do regime político brasileiro e sua abertura.

B) O movimento estudantil passou a recuar em meados de 1968 diante da ação conjugada da repressão política e o endurecimento do regime militar. Parte do movimento estudantil seguiu para a luta armada.

C) No capitalismo periférico brasileiro, todo movimento estudantil atuou na preparação da luta armada brasileira, antes mesmo da promulgação do AI-5.

D) O movimento estudantil teve atuação fraca durante todo o período da ditadura civil-militar, pois acreditavam não ser necessário uma oposição ao regime.

E) A morte do secundarista Edson Luís de Lima Souto em uma manifestação estudantil não teve repercussão entre os estudantes, preocupados somente com a luta armada.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) O movimento estudantil passou a recuar em meados de 1968 diante da ação conjugada da repressão política e o endurecimento do regime militar. Parte do movimento estudantil seguiu para a luta armada. O excerto de texto apresenta a transformação das universidades de elite em universidades de massa, o que contribuiu para a formação de um movimento estudantil mais amplo e diversificado. O livro-base "História e historiografia do Brasil República" apresenta o contexto do maio de 1968 no Brasil, que foi marcado por uma série de manifestações estudantis em diversas cidades do país. No entanto, a partir de meados de 1968, o movimento estudantil começou a recuar diante da repressão política e do endurecimento do regime militar, o que levou parte dos estudantes a seguir para a luta armada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais