Buscar

Finkelstein (2004, p. 439) analisou as características de executivos malsucedidos e procurou descrever os sete hábitos que eles tinham. Dessa forma...

Finkelstein (2004, p. 439) analisou as características de executivos malsucedidos e procurou descrever os sete hábitos que eles tinham. Dessa forma, definiu o hábito número 1 como sendo “Eles consideram a si mesmos e as suas empresas detentores de domínio sobre seu ambiente”.

Associando a citação do autor com as etapas do planejamento estratégico, responda: um gestor que tenha esse hábito pode produzir qual tipo de consequência para o planejamento estratégico da sua organização?

A. 

Como o planejamento estratégico exige competência e liderança para a sua elaboração, esse hábito tornaria mais seguro o processo de elaboração do planejamento estratégico.

B. 

Conhecer as suas características organizacionais internas é um ponto importante no diagnóstico estratégico, dessa forma, o gestor se encontra em vantagem ao ter esse hábito.

C. 

Conhecer o ambiente interno e o externo é essencial para preparar a organização para as mudanças futuras do seu segmento, e, com esse hábito, essa ação seria ignorada, trazendo prejuízos de adaptação para a organização.

D. 

Para o planejamento estratégico em si, tal hábito não produziria prejuízos, pois como a organização domina o segmento, acaba regulando suas atividades no mercado, bem como as de seus concorrentes.

E. 

Os executivos que dominam as técnicas de planejamento estratégico são capazes de produzir visões imutáveis, por isso duradouras e que levam ao sucesso das organizações que conduzem.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O hábito número 1 descrito por Finkelstein (2004) como "Eles consideram a si mesmos e as suas empresas detentores de domínio sobre seu ambiente" pode produzir a consequência descrita na alternativa C: "Conhecer o ambiente interno e o externo é essencial para preparar a organização para as mudanças futuras do seu segmento, e, com esse hábito, essa ação seria ignorada, trazendo prejuízos de adaptação para a organização". Isso porque, ao considerar que a empresa tem domínio sobre o ambiente, o gestor pode ignorar as mudanças que ocorrem no mercado e não se preparar adequadamente para elas, o que pode prejudicar a adaptação da organização às novas condições do mercado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais