Buscar

A prevalência de hipertensão arterial na população brasileira é alta, assim, o cirurgião-dentista frequentemente realiza atendimento odontológico e...

A prevalência de hipertensão arterial na população brasileira é alta, assim, o cirurgião-dentista frequentemente realiza atendimento odontológico em paciente hipertenso. O sistema cardiovascular regula com eficácia a pressão arterial por meio do barorreflexo, no entanto, o mecanismo é a curto prazo. A regulação a médio-longo prazo ocorre por via hormonal, mais especificamente pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA).Sobre a regulação da pressão arterial pelo SRAA, marque a alternativa correta:


O SRAA é ativado para diminuir a pressão arterial. A angiotensina II irá promover vasoconstrição generalizada e estimular os rins a liberar aldosterona. A aldosterona atua nos rins aumentando a secreção de sódio e água.


A ativação do SRAA leva a formação de angiotensina II que promoverá vasoconstrição. Além disso, a angiotensina II estimula a liberação de aldosterona pela glândula suprarrenal, o que promoverá retenção de sódio e água pelo rins. Esses efeitos promovem aumento da pressão arterial.


A renina, secretada pelos rins, promove a conversão de angiotensinogênio em angiotensina I. A angiotensina I é convertida em angiotensina II pela ECA (Enzima Conversora de Angiotensina). A angiotensina II promoverá vasodilatação generalizada, contribuindo para a redução da pressão arterial em pacientes hipertensos.


A ativação do SRAA inicia com a atuação da adrenalina nos receptores beta-1 localizados nos rins, estimulando a liberação de renina. A renina atua convertendo angiotensina I em angiotensina II. A angiotensina II promove vasoconstrição e liberação de aldosterona pelos rins.


O SRAA é ativado para aumentar a pressão arterial. A angiotensina II irá promover vasoconstrição generalizada e estimar a glândula suprarrenal liberar aldosterona. A aldosterona atua nos rins aumentando a secreção de sódio e água.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais