Buscar

Manuel, que nunca se casou ou constituiu união estável, é uma pessoa de difícil trato, que vive isolada, e não tem amigos. Desconfia de todos, inju...

Manuel, que nunca se casou ou constituiu união estável, é uma pessoa de difícil trato, que vive isolada, e não tem amigos. Desconfia de todos, injustificadamente. Manuel elaborou testamento de próprio punho, em sua casa, declarando que não confia em ninguém, razão pela qual ninguém poderia testemunhar seu testamento. Neste, Manuel deixou toda sua enorme fortuna para uma associação de proteção dos animais. O único parente sucessível de Manuel é seu primo Dorival. Nesse caso, é correto afirmar que:

O documento elaborado por Manuel é um testamento válido.
O documento elaborado por Manuel é um testamento particular.
Dorival não tem direito sucessório na herança de Manuel.
a) O documento elaborado por Manuel é um codicilo, por não ter testemunhas.
b) A herança de Manuel será declarada jacente, pelo fato de colaterais do 4º grau não terem direito sucessório.
c) A Dorival caberá, no mínimo, a legítima, por ser herdeiro parente.
d) Existe a possibilidade de o testamento de Manuel vir a ser confirmado, se o juiz entender que a hipótese cabe no permissivo do art. 1.879 do Código Civil.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O documento elaborado por Manuel é um testamento particular, que é válido, pois não há exigência legal de testemunhas para esse tipo de testamento. Dorival, como parente sucessível, tem direito à legítima, que é a parte da herança que a lei reserva aos herdeiros necessários. No entanto, a associação de proteção dos animais será a principal beneficiária da herança de Manuel, conforme sua vontade expressa no testamento. Não há previsão legal para a declaração de jacência da herança nesse caso. Existe a possibilidade de o testamento de Manuel ser confirmado, se o juiz entender que a hipótese cabe no permissivo do art. 1.879 do Código Civil, que permite a validação de testamentos que não cumpram todas as formalidades legais, desde que fique comprovada a vontade do testador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais