Buscar

No Brasil, muitas vezes, o ensino da história da cultura afro-brasileira e africana associa-se, nas aulas de História, à temática da escravidão neg...

No Brasil, muitas vezes, o ensino da história da cultura afro-brasileira e africana associa-se, nas aulas de História, à temática da escravidão negra africana. Entretanto, a Lei 10.639/2003, posteriormente alterada pela Lei 11.645/2008, tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas, tanto as públicas quanto as particulares, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Sobre essa temática, assinale a alternativa incorreta:

A lei foi importante pois resolveu, definitivamente, o problema do racismo e da desigualdade racial no país.
A lei foi criada e efetivada a partir de uma ampla discussão do Movimento Negro e sociedade civil organizada, os quais reconhecem que, para erradicar o racismo e a discriminação racial, é necessária uma ação conjunta entre governo, movimentos sociais e sociedade civil organizada.
É importante enfatizar que a lei é um marco histórico, cujo objetivo é a reparação de erros passados e que os movimentos afrodescendentes e indígenas foram essenciais para sua conquista, na luta contra a opressão e injustiças deixadas pelo processo escravocrata.
A criação da lei se deu a partir da análise de dados que apontam as desigualdades entre brancos, negros e indígenas, assim como a constatação da necessidade de políticas públicas específicas que promovam a diminuição dessas desigualdades.
A lei foi importante pois resolveu, definitivamente, o problema do racismo e da desigualdade racial no país.

Essa pergunta também está no material:

Questionário do Livro 1 - Raízes - Educação das Relações Étnico-raciais - Turma 1
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "A lei foi importante pois resolveu, definitivamente, o problema do racismo e da desigualdade racial no país." A Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008 foram importantes para tornar obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas, tanto as públicas quanto as particulares, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. No entanto, essas leis não resolveram definitivamente o problema do racismo e da desigualdade racial no país. Ainda há muito a ser feito para combater esses problemas e promover a igualdade racial no Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais