Buscar

Quais são os requisitos para que o pronunciamento judicial estrangeiro produza efeitos no Brasil? I - É vedada a revisão do mérito do pronunciamen...

Quais são os requisitos para que o pronunciamento judicial estrangeiro produza efeitos no Brasil?

I - É vedada a revisão do mérito do pronunciamento judicial estrangeiro pela autoridade judiciária brasileira.
II - A autoridade judiciária brasileira cumprirá, concedido o exequatur e segundo a forma estabelecida pela lei brasileira, as diligências deprecadas por autoridade estrangeira competente, observando a lei desta, quanto ao objeto das diligências.
III - A homologação é um processo necessário para que a sentença proferida no exterior – ou qualquer ato não judicial que, pela lei brasileira, tenha natureza de sentença – possa produzir efeitos no Brasil.
IV - A homologação de decisões estrangeiras é competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
V - A decisão estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação de sentença estrangeira ou a concessão do exequatur às cartas rogatórias, salvo disposição em sentido contrário de lei ou tratado.
VI - A homologação do divórcio consensual é necessária apenas quando há envolvimento de guarda de filhos, alimentos ou partilha de bens.
VII - Os requisitos indispensáveis à homologação da decisão são: ser proferida por autoridade competente; ser precedida de citação regular, ainda que verificada a revelia; ser eficaz no país em que foi proferida; não ofender a coisa julgada brasileira; estar acompanhada de tradução oficial, salvo disposição que a dispense prevista em tratado; não conter manifesta ofensa à ordem pública.
VIII - O auxílio direto é a solicitação feita pela autoridade estrangeira de cumprimento de diligência em determinado país.

Essa pergunta também está no material:

Direito Internacional - RESUMO SLIDE 9
15 pág.

Direito Internacional Universidade IbirapueraUniversidade Ibirapuera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os requisitos para que o pronunciamento judicial estrangeiro produza efeitos no Brasil são: I - É vedada a revisão do mérito do pronunciamento judicial estrangeiro pela autoridade judiciária brasileira. II - A autoridade judiciária brasileira cumprirá, concedido o exequatur e segundo a forma estabelecida pela lei brasileira, as diligências deprecadas por autoridade estrangeira competente, observando a lei desta, quanto ao objeto das diligências. III - A homologação é um processo necessário para que a sentença proferida no exterior – ou qualquer ato não judicial que, pela lei brasileira, tenha natureza de sentença – possa produzir efeitos no Brasil. IV - A homologação de decisões estrangeiras é competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). V - A decisão estrangeira somente terá eficácia no Brasil após a homologação de sentença estrangeira ou a concessão do exequatur às cartas rogatórias, salvo disposição em sentido contrário de lei ou tratado. VII - Os requisitos indispensáveis à homologação da decisão são: ser proferida por autoridade competente; ser precedida de citação regular, ainda que verificada a revelia; ser eficaz no país em que foi proferida; não ofender a coisa julgada brasileira; estar acompanhada de tradução oficial, salvo disposição que a dispense prevista em tratado; não conter manifesta ofensa à ordem pública. VIII - O auxílio direto é a solicitação feita pela autoridade estrangeira de cumprimento de diligência em determinado país.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais