Buscar

A bioética, desde a ponte para o futuro de Potter até seu atual conteúdo plural e interdisciplinar, evoluiu entre normas e resoluções mundialmente ...

A bioética, desde a ponte para o futuro de Potter até seu atual conteúdo plural e interdisciplinar, evoluiu entre normas e resoluções mundialmente acatadas. Esse avanço se relaciona à elaboração da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (DUBDH), publicada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em outubro de 2005. O documento, que implica na mudança paradigmática do conceito de bioética, afirma a necessidade de contemplar, de forma análoga, aspectos políticos e sociais, além dos aspectos das ciências da vida já abordados.

 

RIPPEL, Jessica Alves; MEDEIROS, Cleber Alvarenga de; MALUF, Fabiano. Declaración Universal sobre Bioética y Derechos Humanos y Resolución CNS 466/12: análisis comparativo. Revista Bioética, Brasília, v. 24, n. 3, 2016 (adaptado).

 

Diante disso, leia a situação a seguir.

 

Fernanda foi convidada a compor uma comissão especial de bioética que tem como objetivo estabelecer normas sobre pesquisas na área das ciências da vida. A comissão utiliza a Declaração Universal sobre Bioética e os Direitos Humanos como base das discussões para o grupo. Desse modo, Fernanda deve compreender os principais pontos desse documento com o objetivo de contribuir com a comissão.

 

Em relação aos principais aspectos que Fernanda deve conhecer sobre a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, julgue os itens a seguir.

 

I. Fernanda deve notar que a declaração engloba pontos éticos relacionados às áreas das ciências médicas e da vida, enfatizando limites que devem ser adotados em aplicações de tecnologia associadas a seres humanos.

 

II. Fernanda deve compreender que a declaração é multidisciplinar, pois estrutura procedimentos que envolvem aspectos sociais, legais e ambientais para orientar os Estados no desenvolvimento de políticas no campo da bioética e dos direitos humanos.

 

III. Fernanda deve entender que a declaração tem como prioridade a dignidade humana e suas liberdades fundamentais sobre o desenvolvimento tecnológico, o que permitiu o desenvolvimento de princípios bioéticos que deveriam servir como base para todas as nações.

 

Está correto o que se afirma em

A) 

I, II e III.

B) 

II, apenas.

C) 

I e III, apenas.

D) 

III, apenas.

E) 

I e II, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) I, II e III. A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos é um documento que aborda aspectos éticos relacionados às áreas das ciências médicas e da vida, enfatizando limites que devem ser adotados em aplicações de tecnologia associadas a seres humanos. Além disso, a declaração é multidisciplinar, pois estrutura procedimentos que envolvem aspectos sociais, legais e ambientais para orientar os Estados no desenvolvimento de políticas no campo da bioética e dos direitos humanos. Por fim, a declaração tem como prioridade a dignidade humana e suas liberdades fundamentais sobre o desenvolvimento tecnológico, o que permitiu o desenvolvimento de princípios bioéticos que deveriam servir como base para todas as nações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais