Buscar

A relação jurídica em virtude da qual o particular (sujeito passivo) tem o dever de prestar dinheiro ao Estado (sujeito ativo), ou de fazer, não fa...

A relação jurídica em virtude da qual o particular (sujeito passivo) tem o dever de prestar dinheiro ao Estado (sujeito ativo), ou de fazer, não fazer ou tolerar algo no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos, e o Estado tem o direito de constituir contra o particular um crédito.

MACHADO, H. B. Curso de Direito Tributário. 40. ed. revista e atual. São Paulo: Malheiros, 2019. p. 125.

 

Em relação à obrigação tributária, análise a questão a seguir.

I. A obrigação tributária principal corresponde a uma prestação onde sujeito passivo tem o dever de pagar o tributo.

PORQUE

II. Esta é uma obrigação de dar, ou seja, de natureza patrimonial, que tem o sentido de adimplir o dever jurídico.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: A afirmativa I é verdadeira, e a II é uma justificativa correta da I. Isso porque a obrigação tributária principal é a obrigação de pagar o tributo, que é uma obrigação de dar, ou seja, de natureza patrimonial, que tem o sentido de adimplir o dever jurídico.

1
Dislike0
User badge image

Daniel victor

Leia o trecho abaixo, sobre o conceito de recurso:

"[...] espécie de remédio processual consubstanciado em um direito fundamental assegurado legalmente à parte, ao terceiro juridicamente interessado ou ao Ministério Público com o escopo de provocar o reexame da decisão proferida na mesma relação processual, retardando, assim, a formação da coisa julgada".

 

LEITE, B. Manual de processo do trabalho. 4. ed. São Paulo: LTr, 2019. p. 295.

 

Sobre os recursos do processo do trabalho, assinale "V" para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e "F" para a(s) falsa(s):

 

I. ( ) O recurso extraordinário não é cabível no processo do trabalho, uma vez que o recurso de revista já tem como uma de suas hipóteses de cabimento a contrariedade à constituição.

II. ( ) Os embargos de declaração são cabíveis no processo do trabalho, inclusive das decisões interlocutórias, sendo a exceção ao princípio da irrecorribilidade imediata.

III. ( ) No processo do trabalho, em razão do princípio da celeridade, não se admite a interposição de recurso adesivo, uma vez que causa tumulto processual.

IV. ( ) Cabem embargos no TST das decisões das turmas quando divergentes entre si, das proferidas pela SDI, ou contrárias à súmula ou OJ do TST ou súmula vinculante.

 

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais