Buscar

Os transformadores são classificados quanto ao seu meio isolante em dois grandes grupos: transformadores em líquido isolante e transformadores a se...

Os transformadores são classificados quanto ao seu meio isolante em dois grandes grupos: transformadores em líquido isolante e transformadores a seco. Transformadores em líquido isolante são de emprego generalizado em sistemas de distribuição e força e em plantas industriais comuns. Esses transformadores são constituídos de diferentes partes, cada uma com características específicas como, por exemplo, o tanque, que é a parte metálica do transformador que abriga o núcleo e que contém o óleo isolante responsável por transmitir ao meio exterior o calor gerado na parte ativa. Eventualmente, de acordo com o tamanho do equipamento, pode-se encontrar uma área denominada conservador de líquido isolante, que consiste num reservatório fixado ao transformador, na parte superior do tanque. É destinado a receber o óleo do tanque quando este se expande, devido aos efeitos do aquecimento por perdas internas.

 

MAMEDE FILHO, João. Manual de equipamentos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013 (adaptado).

 

O projeto e a construção de transformadores a óleo envolvem uma série de conhecimentos, dentre os quais os aspectos construtivos destacados no texto anterior, que são específicos para esse tipo de equipamento. Além disso, os fluidos refrigeradores desses transformadores devem passar por uma série de testes e ensaios específicos, a fim de atender às normas regulamentadoras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Diante disso, analise a situação a seguir.

 

Fabiana é uma engenheira eletricista que atua no design e construção de transformadores para sistemas de transmissão, sendo responsável, dentre outras tarefas, por garantir que os transformadores a óleo da empresa atendam aos requisitos exigidos pela associação citada. Recentemente, Fabiana foi questionada por um cliente sobre quais os critérios utilizados pela empresa para a validação do óleo utilizado na construção dos equipamentos.

 

Considerando as pontuações que Fabiana pode fazer ao cliente sobre os critérios utilizados pela empresa para a validação do óleo utilizado na construção dos equipamentos, julgue as afirmações a seguir.

 

I. Fabiana pode explicar ao cliente que, para transformadores com tensão nominal inferior a 72,5kV, a NBR 6869 da ABNT prevê uma rigidez dielétrica de, no mínimo, 30kV.

 

II. A engenheira pode informar que, para equipamentos com tensão nominal superior a 72,5kV, o fator de perdas dielétricas máximo de 0,6 é determinado pela ASTM D924.

 

III. Fabiana pode esclarecer que, para transformadores com tensão nominal inferior a 72,5kV, a NBR 5755 da ABNT prevê um teor de água de, no máximo, 10% na composição do fluido refrigerante.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, II e III.

B) 

II e III, apenas.

C) 

III, apenas.

D) 

I, apenas.

E) 

I e II, apenas


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II e III. A NBR 6869 da ABNT prevê uma rigidez dielétrica de, no mínimo, 30kV para transformadores com tensão nominal inferior a 72,5kV, conforme afirmado na afirmação I. A ASTM D924 determina o fator de perdas dielétricas máximo de 0,6 para equipamentos com tensão nominal superior a 72,5kV, como mencionado na afirmação II. A NBR 5755 da ABNT prevê um teor de água de, no máximo, 10% na composição do fluido refrigerante para transformadores com tensão nominal inferior a 72,5kV, como afirmado na afirmação III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais