Buscar

Questão 7: No modelo monetarista, temos o conceito de taxa de desemprego natural, mais conhecida como Nairu, como uma das bases dessa teoria?

Questão 7: No modelo monetarista, temos o conceito de taxa de desemprego natural, mais conhecida como

Nairu, como uma das bases dessa teoria. Sobre a Nairu podemos afirmar que: A) Compreende a taxa de inflação abaixo da taxa condizente com o pleno emprego, mas que no longo prazo pode ocasionar inflação na economia. B) Para Friedman, ela corresponde à taxa de desemprego que não sofre influência de uma política monetária expansionista, pois no curto prazo a oferta de moeda só afeta variáveis monetárias. C) Para o monetarismo, a Nair explica a ocorrência de desemprego involuntário na economia, sendo essa taxa diferente a cada nível de demanda agregada. D) Corresponde à taxa de desemprego condizente com o pleno emprego dos fatores, portanto, não pressiona a aceleração da inflação numa economia. E) Corresponde à taxa de equilíbrio no mercado de trabalho, sendo que muda o seu valor após cada política monetária expansionista.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Corresponde à taxa de desemprego condizente com o pleno emprego dos fatores, portanto, não pressiona a aceleração da inflação numa economia. A Nairu é a taxa de desemprego natural, ou seja, a taxa de desemprego que não é causada por fatores conjunturais, mas sim estruturais da economia. Segundo o modelo monetarista, a economia tende a se ajustar a essa taxa de desemprego natural no longo prazo, e qualquer tentativa de reduzi-la abaixo desse nível por meio de políticas monetárias expansionistas pode gerar inflação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais