Buscar

Acerca dos princípios básicos do direito penal brasileiro, assinale a opção correta. A O princípio da fragmentariedade ou o caráter fragmentário d...

Acerca dos princípios básicos do direito penal brasileiro, assinale a opção correta.

A O princípio da fragmentariedade ou o caráter fragmentário do direito penal quer dizer que a pessoa cometerá o crime se sua conduta coincidir com qualquer verbo da descrição desse crime, ou seja, com qualquer fragmento de seu tipo penal.
B O princípio da anterioridade, no direito penal, informa que ninguém será punido sem lei anterior que defina a conduta como crime e que a pena também deve ser prevista previamente, ou seja, a lei nunca poderá retroagir.
C É possível que uma lei penal mais benigna alcance condutas anteriores à sua vigência, seja para possibilitar a aplicação de pena menos severa, seja para contemplar situação em que a conduta tipificada passe a não mais ser crime.
D O princípio da insignificância no direito penal dispõe que nenhuma vida humana será considerada insignificante, sendo que todas deverão ser protegidas.
E O pri
a) Apenas a afirmativa A está correta.
b) Apenas a afirmativa B está correta.
c) Apenas a afirmativa C está correta.
d) Apenas a afirmativa D está correta.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.

Essa pergunta também está no material:

cespe-2016-pc-pe-agente-de-policia-prova
10 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas a afirmativa B está correta. O princípio da fragmentariedade ou o caráter fragmentário do direito penal não quer dizer que a pessoa cometerá o crime se sua conduta coincidir com qualquer verbo da descrição desse crime, ou seja, com qualquer fragmento de seu tipo penal. Na verdade, esse princípio estabelece que o direito penal só deve ser aplicado em casos de lesão ou perigo concreto de lesão a bens jurídicos relevantes. O princípio da anterioridade, por sua vez, estabelece que ninguém será punido sem lei anterior que defina a conduta como crime e que a pena também deve ser prevista previamente, ou seja, a lei nunca poderá retroagir. A alternativa C está correta ao afirmar que é possível que uma lei penal mais benigna alcance condutas anteriores à sua vigência, seja para possibilitar a aplicação de pena menos severa, seja para contemplar situação em que a conduta tipificada passe a não mais ser crime. A alternativa D está incorreta ao afirmar que o princípio da insignificância no direito penal dispõe que nenhuma vida humana será considerada insignificante, sendo que todas deverão ser protegidas. Na verdade, esse princípio estabelece que condutas de menor potencial ofensivo não devem ser consideradas crimes, desde que não haja lesão ou perigo concreto de lesão a bens jurídicos relevantes. Por fim, a alternativa E está incorreta ao afirmar que não há nenhuma afirmativa correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais