Buscar

Questão 12) Os movimentos sociais podem ser encarados como ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam formas dist...

Questão 12)


Os movimentos sociais podem ser encarados como ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas, e podem adotar diversas estratégias para que esse fim seja alcançado, desde a atuação por meio de redes e mídias sociais, até denúncias, passeatas, mobilizações, entre outras.


GOHN, Maria da Glória. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONG's e redes solidárias. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

 

 

Acerca dos movimentos sociais na sociedade brasileira contemporânea, considere as afirmações a seguir.

 

I. Os movimentos sociais possuem relação com a educação, o que é dado tanto pelas relações com instituições de ensino, como pela função educativa das suas ações.

 

II. Os movimentos sociais não conseguem gerar novos saberes, à medida que somente conhecimentos empíricos e sem base teórica são desenvolvidos.

 

III. Os movimentos sociais conseguem desenvolver o "empowerment" (empoderamento) das pessoas da comunidade que o compõe, na medida em que fomentam atores sociais para atuações em rede.

 

Está correto o que se afirma em


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I e III.

0
Dislike0
User badge image

Rosana Viana

E- I e II

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais