Buscar

A respeito do sistema eleitoral brasileiro, analise as assertivas abaixo: I. O quociente eleitoral (QE) é definido pela soma do número de votos vál...

A respeito do sistema eleitoral brasileiro, analise as assertivas abaixo:

I. O quociente eleitoral (QE) é definido pela soma do número de votos válidos (votos de legenda e os votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga.

II. O quociente eleitoral (QE) é definido pela soma do número de votos válidos (votos de legenda, os votos nominais e os votos brancos, excluindo-se os nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa. Apenas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga.

III. O quociente partidário (QP) é o resultado do número de votos válidos (votos de legenda e os votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos) obtidos apenas pelo partido, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.

IV. O quociente partidário (QP) é o resultado do número de votos válidos (votos de legenda e os votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos) obtidos, pelo partido isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.


A respeito do conceito de quociente eleitoral e quociente partidário, assinale a alternativa correta:


Escolha uma opção:

a. Estão corretas II e IV.

b. Estão corretas II e III.

c. Estão corretas I e IV.

d.

Estão corretas I e III.

e. Está correta, apenas, a I.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d", pois as assertivas I e III estão corretas. O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos (votos de legenda e os votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa. Já o quociente partidário é o resultado do número de votos válidos (votos de legenda e os votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos) obtidos apenas pelo partido, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais