Buscar

“Cabe ressaltar que a posição de Lévi-Strauss é a de um relativismo estrutural, que não se confunde com o relativismo cultural da Antropologia nort...

“Cabe ressaltar que a posição de Lévi-Strauss é a de um relativismo estrutural, que não se confunde com o relativismo cultural da Antropologia norte-americana. Pois, enquanto o relativismo cultural pós-boasiano chega ao extremo (na conhecida posição de Whorf e Sapir) de negar a mútua inteligibilidade das culturas (posição que será fundamentada a partir dos escritos de Wittgenstein na sua fase dos "jogos de linguagem"), o relativismo estrutural de Lévi-Strauss enfatiza a unidade e mútua inteligibilidade das culturas humanas, desde que vejamos os diferentes sistemas culturais como transformações que operam segundo princípios mentais que são universais. O relativismo cultural é, assim, profundamente divergente do relativismo estrutural. O primeiro tipo de relativismo, associado às teorias de jogos de linguagem (wittengensteinianos) ou à filosofia de Quine, levou as discussões antropológicas para as fronteiras com a filosofia da linguagem e da lógica. O segundo tipo de relativismo, que está exposto de forma simples em Raça e história, foi menos explorado do ponto de vista da filosofia da ciência. Para fazer essa aproximação, apoiei-me no filósofo brasileiro Newton da Costa, cujas teorias, inspiradas, entre outros, na filosofia de Charles Sanders Peirce, por um lado (e assim adotando um ponto de vista semiótico generalizado), e também na matemática de Nicolas Bourbaki (com seu ponto de vista radicalmente estrutural), não ficam deslocadas em um artigo dedicado ao relativismo estrutural”.

Considerando o texto acima e o conteúdo abordado na disciplina de Antropologia, analise quais  das  afirmativas a seguir explicam o relativismo cultural.


 I. O relativismo implica em uma compreensão da cultura como um fenômeno dinâmico e complexo, que envolve valores, crenças, práticas, rituais e costumes.


II.O relativismo cultural é uma abordagem da antropologia que valoriza a diversidade cultural e reconhece que cada cultura tem suas próprias particularidades e dinâmicas internas.


III. Trata-se de uma abordagem crítica e reflexiva em relação às próprias crenças e valores, buscando compreender as outras culturas em suas próprias particularidades e dinâmicas internas.


IV. O relativismo cultural implica em uma atitude de indiferença ou de aceitação passiva em relação às outras culturas. Nesse sentido, é importante destacar que o relativismo cultural significa que todas as culturas são iguais em todos os aspectos.

A- Apenas as afirmativas I e II estão corretas

B- Apenas as afirmativas II e III estão corretas

C -Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

 

D-Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

E-Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B - Apenas as afirmativas II e III estão corretas. O relativismo cultural é uma abordagem da antropologia que valoriza a diversidade cultural e reconhece que cada cultura tem suas próprias particularidades e dinâmicas internas. Trata-se de uma abordagem crítica e reflexiva em relação às próprias crenças e valores, buscando compreender as outras culturas em suas próprias particularidades e dinâmicas internas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais