Buscar

Atividade- respostaA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A miscigenação brasileira vem basicamente de três raças: índios, negros e brancos. No contato entre os três, por razões diversas, os brancos (portugueses) ocupavam posição de destaque. A partir dessa configuração, e com a chegada de europeus de outros países, além de japoneses, a identidade brasileira foi sendo construída.  
Alimentação, religião, dança, música, hábitos comportamentais e valores que temos ainda hoje têm origem nessa época.  
Nossa história e nossa cultura são ricas. Desde sua descoberta, até os dias de hoje! 
1. Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.  
Podemos considerar vários elementos, que se encontram nas áreas da religião, culinária, danças ... entre outras, que tenham origem Indígenas, europeias e africanas e outras. 
		
Religião:
· Candomblé.
· Umbanda.
· Espiritismo.
· Catolicismo.
Religiões que foram ensinadas, distribuídas dentre os povos antigos e atuais, algumas até mesmo construídas por meio da mistura das tradições e outras simplesmente derivadas.
Culinária:
· Feijoada
· Cuscuz
· Vinho
· Queijo
Entre o tema os grãos, temperos ...até mesmo frutos e legumes, que entraram no Brasil por meio de outros povos. 
	
Nos dias atuais podemos observar nitidamente essa herança, com pratos como feijoada, sushi, pizza. Ou até mesmo nos costumes e tradições, podemos ver isso em comemorações como carnaval, de origem europeia no Brasil, até mesmo em nosso vocabulário em palavras derivadas do tupi-guarani, como nomes de cidades, danças que foram derivadas dos indígenas.
		 
	
2. 
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano. 
Conforme o povo Europeu desembarcou no brasil e com ele trouxe os costumes e tradições de seu continente, O Brasil ficou marcado com vários aspectos dessa difusão, por exemplo a escravidão, que se iniciou em nosso território primeiro com os índios, logo após, seguido de navios com africanos abordo os negros, no decorrer do tempo os negros e índios eram de toda forma torturados e impedidos de evoluir em relação a educação e a sua posição com a sociedade, hoje podemos observar ainda na nossa sociedade o atraso que foi causado aos povos indígenas e aos negros, existem medidas hoje para tentar recuperar esse atraso e estabelecer a posição dos tais com a sociedade, como cotas e programas de bolsas de estudo, mas é claro que isso ainda é bem pouco comparado ao que foi tirado na época da escravidão.
Também podemos adicionar nessas convergências, nos tempos de hoje o sotaque entre as regiões, conforme a colonização portuguesa expandia, a língua portuguesa era cada vez mais dissolvida entre os povos indígenas, para os índios era muito difícil falar Português, pronunciar as palavras de forma correta, logo começou a surgir os sotaques, um exemplo disso é o (R) caipira.
Conforme os imigrantes chegaram dos países europeus chegavam à língua ia se alterando em aspectos e por isso temos os diferentes sotaques.

Outros materiais