Buscar

O mecanismo de ação de um fármaco é determinante para a escolha do medicamento a ser utilizado em determinado caso clínico. Em relação ao mecanismo...

O mecanismo de ação de um fármaco é determinante para a escolha do medicamento a ser utilizado em determinado caso clínico. Em relação ao mecanismo de ação dos fármacos da farmacologia da dor e inflamação, analise as afirmativas a seguir.

I. O mecanismo de ação dos opioides é atuação nos receptores opioides µ (mu) nos neurônios do sistema nervoso central.

II. Os glicocorticoides são responsáveis por se ligarem a receptores proteicos específicos para facilitar a síntese de lipocortina, que inibe a fosfolipase A2.

III. Os AINES inibem a enzima COX, diminuindo a síntese das prostaglandinas e a intensidade do processo inflamatório, o que resulta em diminuição de edema, vermelhidão e febre.

IV. Os AINES celecoxibes inibem seletivamente a isoforma COX1 (ciclo-oxigenase isoforma 1).

Agora, assinale a alternativa com as afirmativas corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II e III estão corretas. Justificativa: I. Correta. Os opioides atuam nos receptores opioides µ (mu) nos neurônios do sistema nervoso central, diminuindo a percepção da dor. II. Correta. Os glicocorticoides se ligam a receptores proteicos específicos para facilitar a síntese de lipocortina, que inibe a fosfolipase A2, diminuindo a produção de mediadores inflamatórios. III. Correta. Os AINES inibem a enzima COX, diminuindo a síntese das prostaglandinas e a intensidade do processo inflamatório, o que resulta em diminuição de edema, vermelhidão e febre. IV. Incorreta. Os AINES celecoxibes inibem seletivamente a isoforma COX2 (ciclo-oxigenase isoforma 2).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais