Buscar

Antidepressivos e Ansiolíticos: Mecanismos de Ação e Fármacos

Prévia do material em texto

Antidepresivos:
Tricíclicos: inibem a recaptação de neurodanina e serotonina na fenda sináptica, assim tais neurotransmissores ficam disponíveis para ligarem-se a receptores e produzirem seus efeitos
Inibidores MAO: impede a enzima (MAO), responsável por destruir os neurotransmissores de neurodanina e serotonina, assim tais neurotransmissores ficam disponíveis para ligarem-se a receptores e produzirem seus efeitos
Inibidores seletivos de receptação: inibem seletivamente ou a recaptação de neurodanina ou serotonina,tais neurotransmissores ficam disponíveis para ligarem-se a receptores e produzirem seus efeitos.
Fármacos:
Imipramina: é um antidepressivo tricíclico são usados para tratardepressão e distúrbios do humor. Mecanismo de ação: acredita-se que ele trabalha aumentando a quantidade de mensageiros químicos (noradrenalina eserotonina) no cérebro, ou fazendo seus efeitos durarem mais tempo.
Fluoxetina: antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina, é destinado ao tratamento da depressão associada ou não com ansiedade, bulimia nervosa.
Sertralina:é um medicamento antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina.
Ansiolíticos:
Benzodiazepínicos: transitoriamente ocupa o GABA bloqueando o
local, impedindo assim a ativação dos receptores GABA
Não-Benzodiazepínicos: Antidepressivos e Beta-bloqueadores.
Fármacos:
Diazepam: é um medicamento do grupo de benzodiazepinas que, normalmente, produz um efeito calmante, é indicado para alívio sintomático da ansiedade ou agitação associada a desordens. Este medicamento pertence a um grupo de medicamentos chamado benzodiazepínicos. Sua substância ativa é o diazepam.
O diazepam é um sedativo e também exerce efeito contra ansiedade, contra convulsões e é relaxante muscular.
Clonazepan/ Rivotril: farmacológica aos benzodiazepinas, que possuem como principais propriedades inibição leve das funções do sistema nervoso central permitindo assim uma ação anticonvulsivante, alguma sedação, relaxamento muscular e efeito tranquilizante.
lorazepam: O Lorazepam é uma droga pertencente aos benzodiazepinas, que possuem como principais propriedades, a inibição leve de algumas áreas do SNC, diminuindo assim, a geração de estímulos nervosos pelos neurônios e proporcionando um relaxamento muscular, sedação e efeito tranquilizante

Continue navegando