Buscar

Leia o texto abaixo: “A teoria de securitização é uma das principais contribuições da Escola de Copenhague, que surgiu em 1985, originalmente chama...

Leia o texto abaixo:

“A teoria de securitização é uma das principais contribuições da Escola de Copenhague, que surgiu em 1985, originalmente chamada de Copenhagen Peace Research Institute (Tanno 2003, p.48). Nesse momento, as escolas europeias acompanhavam o movimento de renovação teórica das Relações Internacionais sobre os conceitos de segurança [...] A Escola demonstra se alinhar ao realismo em seu objeto de referência, que continua sendo o Estado. Porém, ao mesmo tempo em que não abandonam o Estado como referência, os autores de Copenhague elaboraram uma teoria de securitização cuja essência se fundamenta no Construtivismo dos autores da virada linguística, como Nicholas Onuf e F. Kratochwi” (Silva e Pereira, 2019, p. 6).

Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um dos aspectos que demonstram a influência da teoria construtivista na compreensão da segurança internacional da Escola de Copenhague

A) A Escola de Copenhague estabelece um contraponto à abordagem realista da segurança ao destacar, subtancialmente, a objetividade e materialidade das ameaças e a necessidade do uso da força militar para a manutenção da paz

B) A Escola de Copenhague contradiz a visão emancipatória da segurança internacional ao defender uma crescente nacionalização dos assuntos mais sensíveis e preocupantes para os Estados por meio do aumento da securitização.

C) A Escola de Copenhague dialoga com a abordagem realista da segurança ao trazer um foco analítico à influência dos processos históricos na contrução das identidades dos Estados e nos seus laços de amizada com outros atores.

D) A Escola de Copenhague questiona o entendimento realista da segurança ao introduzir uma concepção que considera os processos intersubjetivos presentes na construção social das ameaças nas relações internacionais.

E) A Escola de Copenhague rivaliza com a interpretação realista da seguraça por compreender a cultura militar norte-americana como um elemento de definição do sistema internacional contemporâneo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que apresenta um dos aspectos que demonstram a influência da teoria construtivista na compreensão da segurança internacional da Escola de Copenhague é a letra D: "A Escola de Copenhague questiona o entendimento realista da segurança ao introduzir uma concepção que considera os processos intersubjetivos presentes na construção social das ameaças nas relações internacionais." A teoria de securitização da Escola de Copenhague se baseia na ideia de que a segurança é uma construção social e que as ameaças são criadas por meio de processos intersubjetivos, ou seja, por meio da interação entre os atores internacionais. Essa concepção questiona o entendimento realista da segurança, que se baseia na ideia de que as ameaças são objetivas e materiais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais