Buscar

Friedrich Schleiermacher destaca-se como o fundador da hermenêutica filosófica ao propor regras próprias para a disciplina hermenêutica capazes de ...

Friedrich Schleiermacher destaca-se como o fundador da hermenêutica filosófica ao propor regras próprias para a disciplina hermenêutica capazes de romper com as determinações mecânicas e instrumentais definidas pela Hermenêutica Clássica. Assim, a hermenêutica de Schleiermacher pode ser entendida como:


  • Uma hermenêutica puramente histórica que determina a compreensão como dotada de um jogo entre as possibilidades gramaticais fornecidas pela obra e os sentidos próprios do ambiente histórico.
  • Uma hermenêutica romântica determinada pela retomado dos ideais Iluministas, racionais e cientificistas para a consideração compreensiva da obra.

  • Uma hermenêutica histórica que compreende o objeto como a manifestação vital do sujeito inserido no ambiente histórico reconstruído pela atividade interpretativa.
  • Uma hermenêutica romântica e histórica que pressupõe a filosofia da vida como determinação necessária para o encontro da manifestação vital do autor no interior da obra em consonância com as delimitações históricas do ambiente.
  • Uma hermenêutica romântica provinda, sobretudo, da relação de reciprocidade entre autor e intérprete na compreensão da obra onde ambos são considerados gênios.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A hermenêutica de Schleiermacher pode ser entendida como uma hermenêutica histórica que compreende o objeto como a manifestação vital do sujeito inserido no ambiente histórico reconstruído pela atividade interpretativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais