Buscar

Imagine que você esteja entre os 30 colocados para a vaga de Engenheiro na Siderúrgica Aço Bom. Para passar para a próxima fase do processo seletiv...

Imagine que você esteja entre os 30 colocados para a vaga de Engenheiro na Siderúrgica Aço Bom. Para passar para a próxima fase do processo seletivo você precisa responder a uma questão teórica a respeito de transformações de fases nos metais. Vamos simular a questão e verificar como você se sairia caso a prova seletiva fosse realizada neste exato momento, utilizando o conhecimento absorvido nesta aula para resolvê-la.


O microconstituinte mais duro formado pela transformação de fases no aço é a martensita. A transformação da martensita acarreta em um grande aumento de dureza, resistência ao desgaste e resistência mecânica. Diante deste contexto, como pode ser explicada essa alteração expressiva nas propriedades da martensita? O que há de diferente com relação à transformação da perlita?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A martensita é um microconstituinte que é formado a partir da transformação de fases no aço. Essa transformação acarreta em um grande aumento de dureza, resistência ao desgaste e resistência mecânica. Isso ocorre porque a martensita é formada a partir de um resfriamento muito rápido do aço, o que impede a formação de cristais maiores e mais organizados, tornando a estrutura mais compacta e dura. Já a perlita é formada a partir de um resfriamento mais lento, o que permite a formação de cristais maiores e mais organizados, tornando a estrutura menos compacta e menos dura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais