Buscar

Leia e reflita este fragmento: "Introjetar um relógio moral no coração de cada trabalhador foi a primeira vitória burguesa, e a fábrica pareceu des...

Leia e reflita este fragmento: "Introjetar um relógio moral no coração de cada trabalhador foi a primeira vitória burguesa, e a fábrica pareceu desde logo como uma realidade estarrecedora onde esse tempo útil encontrou o seu ambiente natural, sem que qualquer modificação tecnológica tivesse sido necessária. Foi através da porta da fábrica que o homem pobre, a partir do século XVIII, foi introduzido ao mundo burguês". (Edgar de Decca. O Nascimento das fábricas. São Paulo: Brasiliense. 1985. p. 10) Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo (a):


O estímulo ao desenvolvimento inglês, promovido pela concorrência tecnológica com os americanos.
A relação colonial, mantida com a Índia e a América do Norte, que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros.
A união dos interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento, logo após a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês.
O incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas.
O acordo comercial conhecido por Tratado de Methuen, que estabeleceu a abertura de mercados alemães.

Essa pergunta também está no material:

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA
9 pág.

Movimentos Sociais Contemporâneos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O fragmento apresentado faz referência à primeira vitória burguesa, que foi a introjeção de um relógio moral no coração de cada trabalhador. Esse relógio moral se refere à ideia de que o tempo é um recurso valioso e que deve ser utilizado de forma produtiva. A fábrica foi o ambiente onde esse tempo útil encontrou seu ambiente natural, sem que qualquer modificação tecnológica fosse necessária. Para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII, foi decisivo o incentivo à inovação tecnológica como resultado da ação dos ludistas que destruíram as máquinas consideradas obsoletas. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

0
Dislike0
User badge image

Juliana Carvalho

A relação colonial mantida com a Índia e a América do Norte que possibilitou um grande acúmulo de recursos financeiros
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais