Buscar

Um grupo de pesquisa que reúne professores de diferentes centros da UFRJ, assim como da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Sã...

Um grupo de pesquisa que reúne professores de diferentes centros da UFRJ, assim como da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), procura combater a rabdomiólise, doença caracterizada pela destruição das fibras musculares. A pesquisa se dá a partir de diagnósticos de análise rápida e avalia se as proteínas identificadas nos testes podem indicar outras formas da doença. os pesquisadores avançaram no estudo e trabalham no desenvolvimento de um teste de análise rápida, baseado na coleta de sangue e urina dos examinados. O kit observa a validação de potenciais biomarcadores de monitoramento e de susceptibilidade para rabdomiólise por esforço, facilitando o diagnóstico e dispensando uma equipe de bioquímica para a prevenção. 

De acordo com o grupo, a rabdomiólise (rabdo: estriado; mio: músculo; lise: quebra) é compreendida como a degradação dos tecidos musculares do corpo humano, resultada a partir da liberação de diferentes substâncias na circulação sanguínea e capaz de regiões como os rins e o sistema urinário. A expectativa é de que em breve o diagnóstico também esteja disponível para atletas e outros profissionais do grupo de risco, como estivadores, trabalhadores rurais e operários da construção civil, especialmente quando expostos ao estresse térmico durante atividades laborais. (Adaptado)

Fonte: FRANKLIN, Cadu. Parceria entre UFRJ e Marinha busca prevenir mortes provocadas pela rabdomiólise. Conexão UFRJ, 2023. Acesso em: 25, outubro de 2023. 

Perante o supracitado, a rabdomiólise resulta em danos a órgãos vitais do organismo, uma vez que após a quebra intensa e abrupta das fibras musculares por pressão, tração, calor ou choque mecânico intenso, resultando na liberação de substâncias danosas ao organismo, advindas do metabolismo de respiração das células musculares, como: Creatinina, Ureia, Ácido Láctico e outros componentes séricos

Pelo que é possível associar ao quadro dos pacientes afetas e as funções dos órgãos e seus devidos analitos e testes, marque a alternativa correta. 

  • Ao que se pode avaliar na função hepática as Transaminases estarão indiretamente ligadas (AST ausente, pois é apenas cardíaca e ALT elevada, ainda a bilirrubina elevada, uma vez que advém da quebra das hemácias e das fibras musculares); Função renal estará comprometida, reabsorção afetada pela quantidade de metabólitos circundante elevada, como a secreção diminuída, estando estes elevados na circulação (Creatinina e ureia elevados). Se feito o sumário de urina haverá presença de hemólise mínima, proteínas presentes (pois não está filtrando), presença de cristais de ácido úrico e cilindros de mioglobina. 
  • O fígado não sofrerá danos, pois a filtração do sangue e os seus devidos metabólitos afetam os rins, estando a função renal estará comprometida, reabsorção afetada pela quantidade de metabólitos circundante elevada, como a secreção diminuída, estando estes elevados na circulação (Creatinina e ureia elevados). Se feito o sumário de urina haverá presença de hemólise, proteínas presentes (pois não está filtrando), presença de cristais de ácido úrico e cilindros de mioglobina. 
  • Ao que se pode avaliar na função hepática as Transaminases estarão elevadas (AST maior que ALT); Função renal estará comprometida, reabsorção afetada pela quantidade de metabólitos circundante elevada, como a secreção diminuída, estando estes elevados na circulação (Creatinina e ureia elevados). Se feito o sumário de urina haverá presença de hemólise mínima, proteínas presentes (pois não está filtrando), presença de cristais de ácido úrico e cilindros de mioglobina. 
  • Ao que se pode avaliar na função hepática as Transaminases estarão indiretamente ligadas (AST ausente, pois é apenas cardíaca e ALT elevada, ainda a bilirrubina elevada, uma vez que advém da quebra das hemácias e das fibras musculares); Função renal estará comprometida, reabsorção afetada pela quantidade de metabólitos circundante elevada, como a secreção diminuída, estando estes elevados na circulação (Creatinina e ureia elevados). Se feito o sumário de urina haverá presença de hemólise mínima, proteínas presentes (pois não está filtrando), presença de cristais de ácido úrico (cristal de pH alcalino) e cilindros de mioglobina. 
  • Ao que se pode avaliar na função hepática as Transaminases estarão elevadas (AST maior que ALT); Função renal estará comprometida, reabsorção afetada pela quantidade de metabólitos elevada circundante, como a secreção diminuída, estando estes elevados na circulação (Creatinina e ureia elevados). Se feito o sumário de urina haverá presença de hemólise mínima, proteínas negativas, sem presença de cristais e cilindros, restante dos elementos figurativos mínimos.  


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Ao que se pode avaliar na função hepática as Transaminases estarão elevadas (AST maior que ALT); Função renal estará comprometida, reabsorção afetada pela quantidade de metabólitos circundante elevada, como a secreção diminuída, estando estes elevados na circulação (Creatinina e ureia elevados). Se feito o sumário de urina haverá presença de hemólise mínima, proteínas presentes (pois não está filtrando), presença de cristais de ácido úrico e cilindros de mioglobina."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image