Buscar

De acordo com Marx, o que é 'fetichismo da mercadoria'? O 'fetichismo da mercadoria' é um conceito central na teoria de Karl Marx sobre a economia...

De acordo com Marx, o que é 'fetichismo da mercadoria'?

O 'fetichismo da mercadoria' é um conceito central na teoria de Karl Marx sobre a economia política e a sociedade.
Ele descreve a tendência das relações sociais e econômicas sob o capitalismo a assumirem a forma de relações entre mercadorias, em vez de relações entre pessoas.
O valor de uma mercadoria não é inerente a ela, mas é atribuído por meio do trabalho humano envolvido em sua produção.
O fetichismo da mercadoria acontece quando as pessoas atribuem características quase mágicas ou transcendentes às mercadorias, perdendo de vista o fato de que são produtos do trabalho humano.
O conceito de fetichismo da mercadoria de Marx destaca como o capitalismo obscurece as relações sociais reais entre as pessoas, criando a ilusão de que as relações econômicas e as mercadorias são entidades autônomas e independentes, quando na verdade são moldadas pelas estruturas sociais e pelo trabalho humano.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 3- Psicologia do Consumo
1 pág.

Psicologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Karl Marx, o "fetichismo da mercadoria" é a tendência das relações sociais e econômicas sob o capitalismo a assumirem a forma de relações entre mercadorias, em vez de relações entre pessoas. As pessoas atribuem características quase mágicas ou transcendentes às mercadorias, perdendo de vista o fato de que são produtos do trabalho humano. O valor de uma mercadoria não é inerente a ela, mas é atribuído por meio do trabalho humano envolvido em sua produção. O conceito de fetichismo da mercadoria destaca como o capitalismo obscurece as relações sociais reais entre as pessoas, criando a ilusão de que as relações econômicas e as mercadorias são entidades autônomas e independentes, quando na verdade são moldadas pelas estruturas sociais e pelo trabalho humano.

0
Dislike0
User badge image

Karen sousa

jgfhjghhhhhhhh nao sei

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais