Logo Passei Direto
Buscar

Enem

Outros
Trata-se de um distúrbio endócrino que altera os níveis hormonais, onde ocorre a formação de cistos nos ovários, aumentando-os de tamanho. Se caracteriza pela menstruação irregular, com alta produção de testosterona, porém sua causa não é totalmente conhecida, podendo ser de origem genética ou causada pela resistência da ação da insulina no organismo. O principal sinal é a ausência ou deficiência da ovulação, já os sintomas são: acne, obesidade, aumento de pelos e atraso menstrual. De qual anormalidade o texto base se refere? Assinale a alternativa correta.


a) Candidíase
b) Corrimento vaginal
c) Infecção do trato urinário (ITU)
d) Endometriose
e) Síndrome do ovário policístico (SOP)
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

O texto descreve um distúrbio endócrino que envolve a formação de cistos nos ovários, menstruação irregular, alta produção de testosterona, e sintomas como acne, obesidade, aumento de pelos e atraso menstrual. Essas características são típicas da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Vamos analisar as alternativas: a) Candidíase - É uma infecção fúngica, não se relaciona com os sintomas descritos. b) Corrimento vaginal - Refere-se a secreções, não se encaixa na descrição. c) Infecção do trato urinário (ITU) - Relaciona-se a infecções urinárias, não aos sintomas mencionados. d) Endometriose - É uma condição relacionada ao crescimento do tecido endometrial fora do útero, mas não se encaixa na descrição dada. e) Síndrome do ovário policístico (SOP) - Corresponde exatamente à descrição apresentada no texto. Portanto, a alternativa correta é: e) Síndrome do ovário policístico (SOP).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O texto base se refere à Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que é um distúrbio endócrino que afeta os níveis hormonais e causa a formação de cistos nos ovários, levando a menstruação irregular, alta produção de testosterona, ausência ou deficiência da ovulação, acne, obesidade, aumento de pelos e atraso menstrual. A alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A mortalidade proporcional no Brasil por neoplasias apresentou um crescimento notável nas últimas décadas. Com essa afirmação, nenhuma outra forma de câncer documenta melhor os notáveis efeitos da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento curativo sobre a taxa de mortalidade do que o câncer do colo do útero. Tendo em vista que o câncer de colo uterino é uma das causas mais importantes de morbidade feminina no Brasil, um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento é a ampliação dos programas de prevenção e detecção precoce. Existem fatores que indicam grande risco para o desenvolvimento do câncer de mama. Alguns destes fatores são considerados como não modificáveis, ou seja, que não temos como alterá-los. Assinale a alternativa abaixo que contém informações verdadeiras:


a) Sexo feminino, histórico familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau, com idade inferior a 50 anos,parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou de ovário, em qualquer idade, câncer de mama masculino, raça branca, menarca precoce, exposição à radiação e mulheres acima de 50.
b) Histórico familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau, com idade inferior a 50 anos,parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou de ovário, em qualquer idade, câncer de mama masculino, raça branca, menarca precoce, exposição à radiação e mulheres acima de 50 anos.
c) Histórico familiar de câncer de mama bilateral ou de ovário, em qualquer idade, câncer de mama masculino, raça branca, menarca precoce, exposição à radiação e mulheres acima de 50 e história de doenças sexualmente transmissíveis.
d) Sexo feminino, histórico familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau, com idade inferior a 50 anos,parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou de ovário, em qualquer idade, raça branca, menarca precoce, exposição à radiação e história de doenças sexualmente transmissíveis.
e) Sexo feminino, histórico familiar de câncer de útero em parente de primeiro grau, raça branca, menarca precoce, exposição à radiação, história de doenças sexualmente transmissíveis, raça branca, menarca precoce, exposição à radiação e mulheres acima de 50 anos.

A consulta ginecológica deve abordar todas as necessidades da mulher, incluindo o planejamento familiar, pré-natal, parto e puerpério, clínica ginecológica, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, cânc


Para calcular o ganho de peso (em Kg) recomendado na gestação, segundo o estado nutricional inicial (IMC), utilizamos um tabela com os parâmetros de recomendação de ganho de peso semanal no 1º, 2º e 3º trimestres e no peso (em Kg) no total da gestação. Os parâmetros considerados normais da tabela abaixo, ajuda o profissional médico ou enfermeiro a estimar, já na primeira consulta, quantos gramas a gestante deverá ganhar no primeiro trimestre, assim como o ganho por semana até o fim da gestação. Considerando os dados apresentados na tabela, para uma gestante com o IMC no início da gestação de 24,9, calcule qual deverá ser o ganho de peso em Kg respectivamente 1º, do 2º ao 3º trimestres e o peso no total da gestação. Assinale a alternativa que contém a informação correta.


a) 1,6 kg, 0,4 kg e 11,5 a 16,0 kg.
b) 0,9 kg, 0,3 kg e 7,0 a 11,5 kg.
c) 2,3 kg, 0,5 kg e 12,5 a 18,0 kg
d) 0,1 kg, 0,3 kg e 7,0 kg
e) 1,0 kg, 0,4 kg e 11,5 a 16,0 kg.

A assistência pré natal é a supervisão médica e de enfermagem desde à concepção até o início do trabalho de parto. A consulta de pré natal trata-se da avaliação clínica e obstétrica, contínua e periódica (no mínimo 6 ao longo da gestação) e o objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. A assistência no pré-natal inclui a pré-consulta, er de colo de útero e de mama e climatério. No momento da consulta, o profissional deve ser um ouvinte atencioso, observador, compreensivo, destituído de preconceitos, interessado, mantendo sempre uma atitude tranquila no relacionamento entre duas pessoas distintas, o médico e a paciente.Na consulta ginecológico, o médico ginecologista deverá coletar toda a história clínica e realizar o exame físico ginecológico, de maneira que inclui exames das mamas e exame da genitália externa e interna. Para que consulta fique completa, é feito uma avaliação manual que permite a identificação de células sugestivas de pré-invasão até lesões malignas, através de coloração multicrômica de lâminas contendo células cervicais esfoliadas. Este exame deve ser oferecido às mulheres entre 25 e 65 anos e às que iniciaram a atividade sexual antes dessa faixa etária, com ênfase entre 45 e 49 anos (período que corresponde ao pico de incidência das lesões precursoras e antecede o pico de mortalidade pelo câncer). Assinale a alternativa correta:


a) Exame de Schiller.
b) Exame de Papanicolaou.
c) Colpopatologia oncótica.
d) Exame pélvico-vaginal.
e) Vulvovaginite.

Na pré-consulta realiza-se ações como recepção da cliente, verificação de sinais vitais, peso e altura, avaliação do estado nutricional da gestante, preparando a gestante para a consulta de enfermagem, que consiste em


a) englobar todos os dados da gestante como, identificação, dados socioeconômicos, anamnese, exame físico geral e obstétrico, solicitação de exames complementares, avaliação da idade gestacional, maturidade e vitalidade fetal, assim como avaliação do risco gestacional e encaminhamento para especialistas quando necessários. Além disso devem ser realizados encaminhamentos para serviços de apoio como psicologia e odontologia quando necessário. A orientação nutricional também é de grande importância, além da verificação da profilaxia de tétano, hepatite B, influenza e rubéola, orientações e preparo para o aleitamento materno.
b) garantir os recursos humanos, físicos, materiais e técnicos necessários à atenção pré-natal. Promover a escuta ativa da gestante e de seus(suas) acompanhantes, considerando aspectos intelectuais, emocionais, sociais e culturais e não somente um cuidado biológico: 'rodas de gestantes' e informar sobre os benefícios do parto fisiológico, incluindo a elaboração do plano de parto.
c) garantir o transporte público gratuito da gestante para o atendimento pré-natal, quando necessário, orientar sobre o acesso à unidade de referência especializada além de medidas preventivas e curativas, ou outras necessidades a mais que não tenham sido identificadas na consulta ginecológica.
d) orientar a gestante sobre os cuidados que ela deve ter com relação aos sintomas que ela pode apresentar durante a gestação, as causas e a conduta a ser tomada. Investigar os antecedentes obstétricos: multiparidade, parto difícil, parto prematuro, intervalo entre gestações de menos de 2 anos ou mais de 5 anos, óbitos perinatais, aborto, recém-nascido com peso menor que 2.500 gramas ou maior que 4.000 gramas, Rh negativo, infertilidade e esterilidade, malformação fetal, crescimento intrauterino restrito (CIUR), síndrome hemorrágica, síndrome hipertensiva, cirurgia de útero anterior.
e) investigar presença de doenças crônicas como: renal, cardiovascular, pneumopatia, hemopatias, epilepsia, doença autoimune, ginecopatia, diabetes, anemia, doenças mentais e infectocontagiosas, doenças obstétricas na gravidez atual: hipertensão arterial, altura uterina superior ou inferior à esperada, suspeita de gravidez ectópica, toxemia, hemorragia vaginal, ameaça de parto prematuro, gravidez prolongada, múltipla gravidez, oligoâmnio ou polihidrâmnio, óbito fetal, rotura das membranas por mais de 12 horas sem presença de trabalho de parto, desnutrição e/ou ganho ponderal inadequado, diabetes gestacional e doenças infectocontagiosas.

Normalmente, um óvulo é fertilizado nas trompas de Falópio e que posteriormente se implanta no útero. No entanto, se o tubo estiver estreitado ou bloqueado, o óvulo fertilizado pode nunca chegar ao útero. Às vezes, o óvulo fertilizado então é implantado em tecidos fora do útero, resultando na chamada gravidez ectópica. A gravidez ectópica geralmente se desenvolve em uma das trompas de Falópio (como uma gravidez tubária), mas pode desenvolver-se em outros locais. A gravidez ectópica acomete uma a cada 300 gestações, pode ser classificada como: tubária, abdominal, ovariana, cervical e mista (extra e intrauterina) e os fatores que predispõem são tubários (ex: endometriose) e ovarianos (implantação precoce). Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I- As manifestações clínicas variam de acordo com o local da implantação do óvulo fecundado, suspeitando-se com a presença de sangramento e dor após 7 a 8 semanas da amenorreia. No caso de gravidez tubária rota (nas 12 primeiras semanas), pode ocorrer dor abdominal aguda, hipotensão arterial, taquicardia, palidez, sudorese, náuseas e vômitos.
II- A gravidez ectópica é uma condição que pode colocar a vida da gestante em risco, sendo necessária a intervenção médica imediata para evitar complicações graves.
III- A gravidez ectópica pode ser prevenida com o uso de métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional e o DIU.
IV- O tratamento da gravidez ectópica pode ser feito com medicamentos ou cirurgia, dependendo do estágio da gestação e das condições da gestante.
a) As asserções I, II, III e IV são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I, II, III e IV são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) As asserções I, II e III são verdadeiras, mas a IV é falsa.
d) As asserções I, II e IV são verdadeiras, mas a III é falsa.
e) Apenas a asserção I é verdadeira.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I- A gravidez ectópica é uma gestação que ocorre fora da cavidade uterina. Quando ocorre na tuba uterina (99% dos casos geralmente), os sinais e sintomas são: dor penetrante que irradia para o ombro e nuca, náuseas, vômitos, desmaios, massa pélvica palpável (lateral ou posterior ao útero), choque e temperatura normal ou baixa.
II- Os fatores que predispõe a casos de gravidez ectópica são: idade e multiparidade, onde as mais acometidas são as multíparas e as jovens primigestas, está associada também à deficiência de ácido fólico ou folicopriva, dieta inadequada, parasitoses intestinais, multiparidade, menstruação abundante e intervalo pequeno entre os partos.
I- A gravidez ectópica é uma gestação que ocorre fora da cavidade uterina.
II- Os fatores que predispõe a casos de gravidez ectópica são: idade e multiparidade, onde as mais acometidas são as multíparas e as jovens primigestas, está associada também à deficiência de ácido fólico ou folicopriva, dieta inadequada, parasitoses intestinais, multiparidade, menstruação abundante e intervalo pequeno entre os partos.
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina