Buscar

Tartuce nos ensina que: O objeto imediato da obrigação, perceptível de plano, é a prestação, que pode ser positiva ou negativa. Sendo a obrigação p...

Tartuce nos ensina que:

objeto imediato da obrigação, perceptível de plano, é a prestação, que pode ser positiva ou negativa. Sendo a obrigação positiva, ela terá como conteúdo o dever de entregar coisa certa ou incerta (obrigação de dar) ou o dever de cumprir determinada tarefa (obrigação de fazer). Sendo a obrigação negativa, o conteúdo é uma abstenção (obrigação de não fazer) (TARTUCE, 2018, p. 8).

 

TARTUCE, F. Curso de direito civil: obrigações e responsabilidade civil. São Paulo: Método, 2018.

 

Dessa forma, assinale a alternativa correta acerca do objeto imediato da obrigação.

a.

A obrigação de fazer tem o mesmo sentido que a obrigação de dar, visto que, todo ato de fazer algo também é ato de dar algo a alguém.

b.

O objeto imediato da obrigação é o objeto previsto em contrato, sem exceção.

c.

Sendo a obrigação negativa, o seu conteúdo é uma atitude comissiva.

d.

Não é possível a obrigação de não fazer no ordenamento jurídico brasileiro ante a violação do princípio da dignidade da pessoa humana.

e.

A obrigação de não fazer é admitida no ordenamento jurídico e pode advir de lei ou de contrato entre as partes.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto de Tartuce, o objeto imediato da obrigação, perceptível de plano, é a prestação, que pode ser positiva ou negativa. Sendo a obrigação positiva, ela terá como conteúdo o dever de entregar coisa certa ou incerta (obrigação de dar) ou o dever de cumprir determinada tarefa (obrigação de fazer). Sendo a obrigação negativa, o conteúdo é uma abstenção (obrigação de não fazer). Portanto, a alternativa correta é a letra E: "A obrigação de não fazer é admitida no ordenamento jurídico e pode advir de lei ou de contrato entre as partes."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais